Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Paranaguá Refis prorroga mob

Litoral tem 386 novos casos confirmados de dengue

Prefeitura de Matinhos faz mutirões para combater os focos do mosquito da dengue

O novo boletim da Secretaria de Estado da Saúde divulgado nesta semana registrou 386 casos de dengue no Litoral. O maior número de novos casos se concentrou em Matinhos, com 139 confirmações, e Guaratuba, com 104 registros. As demais confirmações: Pontal do Paraná (25), Morretes (9),  Antonina (5), Paranaguá (2) e Guaraqueçaba (2).

O maior número de confirmações ainda é em Paranaguá, onde já foram diagnosticados 1.130 casos da doença desde o início do período epidemiológico, em agosto de 2022. Matinhos também chama a atenção, com 555 confirmações. Guaratuba tem 193 casos, Pontal do Paraná, 67; Guaraqueçaba, 29; Antonina, 26, e Morretes, 16. Em todo o Litoral, já são 2.016 casos de dengue no período.

Ainda há 1.648 casos suspeitos da doença esperando resultado dos exames. Destes, 681 são em Guaratuba, 347 em Pontal, 281 em Paranaguá e 197 em Guaraqueçaba, o que é um número gigantesco na pequena cidade com menos de 7.500 habitantes.

No Paraná, foram confirmados 6.889 novos casos e seis mortes por dengue na última semana. A dengue já provocou 21 mortes no Estado desde agosto.

Novo inseticida – Uma novidade no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a chikungunya e a zica: o Paraná deve receber ainda neste mês de maio um novo inseticida.

O Fludora Co-Max será enviado pelo Ministério da Saúde para ser utilizado na nebulização espacial – conhecida popularmente como fumacê.

O produto, assim como o inseticida Cielo, utilizado atualmente, é recomendado em situações de emergência, como surtos e epidemias, pois tem como alvo apenas os mosquitos adultos.

A Sesa explica que a estratégia do fumacê é importante, mas ela sozinha não resolve uma parte do problema. É indispensável que continue o combate aos locais de água parada onde o mosquito se reproduz.

Clique para ampliar a imagem

Leia também