Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Lobo-marinho encontrado em Caiobá passa por reabilitação

O lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) encontrado na praia Brava de Caiobá, em Matinhos, na última quarta-feira (13), agora passa por reabilitação.

O animal foi resgatado pela equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, que realiza o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). O animal  está em tratamento veterinário no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de Fauna Marinha (Cred) do LEC/UFPR, em Pontal do Sul, em Pontal do Paraná.

Foto: LEC/UFPR

O lobo-marinho foi encontrado muito magro, com alterações nos pulmões, estômago e intestino. “Desde o resgate, o animal vem recebendo os tratamentos necessários, incluindo suporte e apoio da equipe para que consiga estabilizar o quadro de saúde e posteriormente retornar à natureza”, explica o LEC/UFPR.

A presença de lobos-marinhos de diferentes espécies acontece anualmente na região paranaense, principalmente no período de junho a outubro, quando migram para o litoral brasileiro em busca de alimento e descanso.

Quando avistar um lobo-marinho, não se aproxime, não toque e nem devolvê-lo para a água. Trata-se de um animal selvagem territorialista e a aproximação humana pode despertar um comportamento de defesa. 

Acione a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo 0800 642 33 41 ou pelo whatsapp (41) 9 92138746.

Fonte: LEC/UFPR – Rafaela Moura

Leia também