Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos 57 anos 1500 x 250

Matinhos se prepara para audiência pública da duplicação da PR-412

Fotos: DER

Uma mobilização da comunidade pretende promover mudanças no projeto original da duplicação da PR-412, entre Matinhos e Pontal do Paraná.

O projeto executivo da obra será apresentado oficialmente pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) na terça-feira (16), em audiência pública virtual marcada para acontecer entre as 14h até as 14h45.

O trecho tem extensão de 14,5 quilômetros, iniciando na ponte sobre o Canal de Matinhos e prosseguindo até o entroncamento com a PR-407, em Praia de Leste, balneário de Pontal do Paraná.

“Na audiência serão apresentadas todas as soluções definidas para a obra, resultado da elaboração de projeto executivo de engenharia”, informou o DER-PR.

Algumas soluções apresentadas no final de 2023 geraram críticas de comerciantes e moradores da cidade. Eles apontam a falta de acessos às vias locais e ao comércio, poucas travessias de pedestre e até a construção de um viaduto na Avenida Curitiba.

A proposta original levou o prefeito Zé da Ecler, um grupo de empresários da cidade a reunir-se, em outubro, com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. Na reunião ficou definida que uma comissão iria promover aperfeiçoamento do projeto de duplicação.

Participaram da reunião e respaldaram a posição de Matinhos os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli (PSD) – líder do Governo na Assembleia – Alexandre Curi (PSD) – 1º secretário – e Antonio Anibelli Neto (MDB).

Os comerciantes calculam que 70% das pessoas que vivem na região, ou que passam o verão nos balneários cortados pela PR-412, têm que fazer a travessia da rodovia para chegar até a praia. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Urbanismo divulgou um comunicado resumindo os questionamentos à obra.

Da divisa de SC até Pontal do Sul

A rodovia PR-412 vai da divisa com Santa Catarina, em Guaratuba, até o balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná, e coincide com diversas ruas por cruzar áreas urbanas. O trecho entre Matinhos e Pontal se chama Avenida Paranaguá.

Na mesma tarde de terça (16), das 15h até as 15h45, acontece uma segunda audiência pública virtual para apresentação da duplicação da PR-412 entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, no município de Garuva, que ainda está na fase de do anteprojeto e vai demorar mais para acontecer.

Leia também