Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Morrem três pessoas afogadas em pleno verão e sem guarda-vidas

O fim da Operação Verão em plena época de calor pode ter resultado na morte de três pessoas por afogamento em uma semana no Litoral do Paraná, duas em Guaratuba e uma na Ilha do Mel.

Entre 15 de dezembro e 18 de fevereiro, o Corpo de Bombeiros do Litoral recebeu o reforço de 470 guarda-vidas que foram distribuídos em 99 postos. Durante toda a Operação, os bombeiros receberam diárias com atraso, mas continuaram trabalhando. O resultado foi que em todo o período, ocorreram duas mortes em toda a orla paranaense.

Com os cortes decididos pelo governo, a Operação Verão, que deveria se estender pelo menos até o domingo após o Carnaval, dia 22 de fevereiro, foi encerrada antecipadamente na Quarta-feira de Cinzas, dia 18. Apenas seis postos permaneceram funcionando: dois em Guaratuba, dois em Matinhos e dois em Pontal do Paraná.

Poucas horas depois da ida dos últimos reforços para suas cidades para aparecer o primeiro corpo na areia. Na madrugada da segunda-feira (23), Alecsandro Gouveia, de 26 anos, morador de Curitiba, apareceu morto em plena Praia Central de Guaratuba. De acordo com o Jornal de Guaratuba, ele teria se afogado na tarde de domingo.

Pontal 40 milhões

Ainda de acordo com o Jornal de Guaratuba, na tarde de segunda-feira, Rafael Carvalho dos Santos, de 15 anos, também de Curitiba, afogou-se na praia de Coroados. Seu corpo apareceu na areia somente na manhã de terça-feira (24).

Neste domingo (1º), Nayara da Silva Cordeiro, de 14 anos, moradora do Jardim Esperança, em Paranaguá, morreu ao afogar-se na Praia de Fora, na Ilha do Mel (Paranaguá). Ela foi retirada da areia por banhistas e moradores, já que não existem mais guarda-vidas na ilha.

A falta de guarda-vidas neste final de verão foi tema de reportagens de capa do Jornal de Guaratuba e do jornal Notícias, também de Guaratuba. De acordo com o “Notícias”, durante a Operação Verão a cidade contava com 160 guarda-vidas. Agora o número é reduzido ao efetivo fixo, de 30 pessoas.

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More