Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Pontal a sua praia nov-dez24 mob

Natal, 80, e Gerson, 71, recebem habilitação de arrais amador

Natal Lunardon e o capitão Renato Pericin
Natal Lunardon e o capitão Renato Pericin
Gerson Zamboni e Natal Lunardon
Gerson Zamboni e Natal Lunardon

IMG-20150717-WA0007

Aos 80 anos de idade o aposentado Natal Lunardon acaba de receber sua primeira Carteira de Habilitação de Arrais Amador, emitida pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR). Natural da cidade de Curitiba, Lunardon contou que sua paixão pela pescaria fez com que ele buscasse a habilitação após mais de 50 anos.

“Sempre contei com parentes para pilotarem meu barco, mas com o tempo vi que eu mesmo teria que estar habilitado para poder navegar com mais segurança. Para estas coisas, não tem idade”, disse Lunardon. A entrega da carteira foi realizada pessoalmente pelo capitão dos Portos do Paraná, capitão-de-mar-e-guerra Renato Pericin Rodrigues da Silva, em seu gabinete.

Além de Lunardon, o aposentado Gerson Zamboni, de 71 anos, morador da cidade de Paranaguá, também comemorou a recente conquista. Ambos fizeram a prova no mesmo dia. “Incentivo a todos para que façam suas habilitações e naveguem de modo correto, dentro da lei. Não importa a idade”, garantiu Zamboni.

Atualmente, são mais de 18 mil navegadores registrados na CPPR. Deste total, cerca de 15 mil são Arrais Amadores, ou seja, aptos para conduzir embarcações nos limites da navegação interior (uma distância de aproximadamente quatro quilômetros da costa).

Para ter a habilitação de Arrais Amador, o navegador deve ter mais de 18 anos e prestar exame aplicado na Capitania dos Portos. O exame é feito todas às quintas-feiras, no período da manhã, mediante agendamento prévio. Entre os documentos exigidos para o processo de habilitação, está o Atestado de Embarque, emitido por uma entidade náutica, credenciada pela Capitania dos Portos.

Informações podem ser obtidas no site da Capitania: www.cppr.mar.mil.br ou pessoalmente no Grupo de Atendimento ao Público, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30.

Fonte: CPPR – Tenente Kelly Frizzo

Leia também