Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Nelson Justus é denunciado na polícia por agressão verbal a Evani 

O deputado Nelson Justus (UB) foi denunciado na Delegacia da Polícia Civil por agressão verbal à ex-prefeita de Guaratuba, Evani Justus (MDB), durante evento com o governador Ratinho Junior, na manhã desta terça-feira (30).

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela ex-prefeita, ela foi ao Centro de Eventos – construído em sua gestão – para acompanhar o anúncio de investimentos na cidade pelo governador, de quem tem sido aliada. 

Conforme a denúncia, ao chegar o local, Evani, “cumprimentou alguns conhecidos, que ao indagá-los se a primeira fileira estava reservada foi surpreendida pelo autor (Nelson Justus) o qual, em alto e bom som proferiu ofensas à honra da vítima dizendo “Vagabunda! vagabunda! aqui é só para autoridades”.

Mesmo constrangida, conforme relata, Evani retrucou: “Já fui autoridade! eleita pelo povo duas vezes”, disse. “Esse evento é somente para convidados”, disse Nelson, segundo a denúncia, “mesmo sabendo que era um evento público.

Continua o boletim de ocorrência: “Nesse momento (Evani) foi abordada pela secretária de Cultura e Turismo, Érica Isacc, a qual afirmou: ‘vou pedir para o segurança lhe retirar’”. Evani então disse que não seria necessário (chamar a segurança), e que já estaria se retirando para evitar mais constrangimentos.

Evani ainda denuncia que o deputado não queria que ela estivesse presente por ser candidata a vice-prefeita, e “que sentiu-se ofendida na condição de candidata política, como também na condição de mulher”. 

Nelson Justus está sendo denunciado de “restringir, impedir ou dificultar, com emprego de violência física, ou psicológica, o exercício de direitos políticos a qualquer pessoa em razão de seu sexo, raça, cor, etnia, religião”.

“Lugar da mulher é onde ela quiser”

O Correio do Litoral entrou em contato com Nelson Justus e irá atualizar este texto quando receber a resposta. 

Evani também não quis comentar, mas o pré-candidato a prefeito Maurício Lense divulgou um vídeo em seu apoio com o título “Diga não à violência política de gênero”. Ele cita as ofensas e diz que “lugar de mulher é na política e onde mais ela quiser estar”.

“Lorde?”

A notícia repercutiu nas redes sociais e até na imprensa de Curitiba. O Blog Politicamente questiona inclusive o apelido de “Lorde” dado a Nelson Justus na Assembleia, às vezes em tom jocoso, por seu estilo pomposo e, às vezes esnobe, mas, geralmente, educado.

O site faz um resumo da divergência interna na família Justus, com Nelson e seu filho, o prefeito Roberto Justus, apoiando a pré-candidatura à prefeitura de Fernanda Monteiro, e Evani, cunhada e tia, sendo pré-candidata na chapa do oposicionista Maurício Lense (Pode). 

O Blog relembra outro caso de polícia envolvendo personagens da sucessão municipal de Guaratuba e afirma que “Fernanda é conhecida na capital do Paraná, não pelo trabalho educacional, mas por uma tragédia que resultou na morte da DJ Laurize Oliveira e Ferreira”, se referindo ao acidente no trio elétrico Águia na Parada da Diversidade. (Blog Politicamente)

Leia também