Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Obra do calçamento na orla de Matinhos deve ser retomada

Foto: IAT

A suspensão da obra de calçamento na orla de Matinhos foi retirada pelo Ibama. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (6), pela Prefeitura de Matinhos. Após a retirada da suspensão por parte do Ibama, o Ministério Público Federal do Paraná solicitou à Justiça a liberação da obra na calçada da orla.

O serviço foi interrompido na região do balneário Praia Grande e faltam 500 metros para sua conclusão. O IAT, Instituto Água e Terra, teve de suspender a retirada de restinga no trecho, após pedido de paralisação feito pelo Ibama, em dezembro do ano passado, que considerou que a ação provocou danos excessivos ao meio ambiente. Segundo o IAT, a retirada da restinga fazia parte do projeto de recuperação da orla.

Depois, outra divergência foi apontada pelo Ibama sobre uma espécie plantada na área de restinga, que não é originária do estado. Por causa do plantio de espécie exótica no local, o órgão nacional chegou a multar o IAT, na época, em R$ 835 mil.

Com a retirada da suspensão da obra de calçamento, é necessária a liberação judicial para a retomada dos trabalhos. O IAT informou à Prefeitura que aguarda essa determinação, o que pode levar alguns dias.

Obra 89% concluída

A poucos dias do início da temporada de verão, a revitalização da Orla de Matinhos alcançou 89% de conclusão, de acordo com balanço de novembro divulgado nesta terça-feira (5) pelo Instituto Água e Terra. 

O relatório aponta, ainda, que a recuperação do balneário está dentro do cronograma, com previsão de término para o segundo semestre de 2024. 

Segundo o levantamento, elaborado em parceria com consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável pelas obras, algumas das estruturas que compõem o projeto já estão concluídas. 

São os casos do espigão da Praia Brava; da guia de correntes da Avenida Paraná, e os headlands dos balneários Riviera e Flórida. 

A construção dos guias-correntes de Matinhos está por detalhes finais, com 97,5% de conclusão. A urbanização de Caiobá chegou em 72,5% e a dos demais balneários a 79%. O plantio da restinga ultrapassou 76%.

Além disso, foram lançados 100% dos tetrápodes em todos os pontos de revitalização da orla: Praia Brava, Flórida, Riviera, Rio Matinhos Norte, Rio Matinhos Sul e Canal da Avenida Paraná. 

Os tetrápodes são peças de concreto com cerca de 3 metros de altura e 4 metros cúbicos de volume, pesando, cada uma, entre 10 e 12 toneladas. São equipamentos essenciais para evitar possíveis danos às estruturas marítimas pela força do mar.

Como forma de não prejudicar moradores, turistas e comerciantes durante a temporada de verão, o IAT e o consórcio Sambaqui vão desacelerar o ritmo das obras entre o fim de dezembro, na véspera do Natal, até o Carnaval, em fevereiro.

Leia também