Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Paranaguá já tem 42 casos confirmados de dengue

Foto: Prefeitura de Paranaguá
Foto: Prefeitura de Paranaguá

Já são 42 os casos confirmados de dengue em Paranaguá. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue, informa o Blog da Luciane. Segundo a jornalista, há mais oito casos que aguardam resultado.

Ao apresentar um balanço das ações e levantamento das equipes, o Comitê destacou que o grande número de cemitérios onde as pessoas deixam vasos de flores sobre os túmulos, é um dos possíveis focos do mosquito transmissor da doença e a prática deve ser evitada.

Mais efetivo contra o mosquito, mas inócuo contra as larvas, uma ação da prefeitura acontece nos bairros desde quinta-feira:

Seis carros com bomba UBV pesada – popularmente conhecidos como ‘Carros Fumacê’ – começaram a circular pela cidade aplicando inseticida para matar o mosquito transmissor (Aedes Aegegypti) na fase adulta (alada), quando ocorre a picada e transmissão da doença.

O departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ressalta que o fumacê é um método de combate à dengue que só atinge o mosquito em sua fase adulta. O mais importante continua sendo a eliminação dos focos do mosquito da dengue, ainda na fase de ova ou larva.

No Litoral – Nesta quarta-feira (29), equipe da 1º Regional de Saúde, que tem sede em Paranaguá, reuniu equipes médicas de Guaratuba na Câmara de Vereadores para tratar dos procedimentos na remoção de pacientes com dengue. A preocupação é com o alastramento da doença para a região, o que não ocorreu até agora. O último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, do dia 23, aponta apenas dois casos no restante dos municípios: 1 em Antonina e 1 em Pontal do Paraná, ambos importados, ou seja, de pessoas que vieram de outras cidades.

Leia também