Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais completa 10 anos

Comemoração de aniversário fará resgate histórico de algumas pesquisas feitas na Unidade de Conservação, que não é conhecida do grande público, até mesmo no Litoral do Paraná

O Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no litoral do Paraná, completa 10 anos neste dia 20 de junho, terça-feira. 

Para comemorar a data, pesquisadores de diversas especialidades vão falar sobre a biodiversidade do local. Será em um evento realizado na UFPR Litoral, em Matinhos.

O Brasil possui apenas três Parques Nacionais Marinhos. Fernando de Noronha, em Pernambuco, e Abrolhos, na Bahia, são bastante conhecidos no país e no exterior, diferente de Currais, que até no Litoral do Paraná muita gente ignora sua existência. No entanto, é muito conhecido por cientistas e mergulhadores e está presente no dia a dia dos pescadores de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. 

O evento de 10 anos de criação fará um resgate histórico de pesquisas no local. Além das palestras, haverá uma exposição de quatro fotógrafos paranaenses sobre Currais.

As atividades são organizadas pela Câmara Técnica de Pesquisa do recém-criado Conselho Consultivo do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, com apoio de diversos parceiros. Os participantes receberão certificado.

Criado pela presidente Dilma

O Parnamar Currais foi criado pela Lei nº 12.829, sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff, em 20 de junho de 2013.

De acordo com o texto da lei, o parque foi criado para proteger os ecossistemas das ilhas, os ambientes marinhos nos limites do seu entorno, visando, ainda, a proteção e o controle de relevantes áreas de nidificação (ação de alguma espécie de animal de construir seus ninhos) de várias espécies de aves e de habitat de espécies marinhas.

O arquipélago dos Currais fica a 6,2 milhas (11Km) da costa, em frente à Praia de Leste, no município de Pontal do Paraná. É formado por três pequenas ilhas (Grapirá, Dois Picos e Filhote) e alguns recifes próximos, abrangendo uma área de 1.359,69 hectares. No local vivem mais de 8 mil aves, além de vários peixes, que se abrigam nos recifes próximos às ilhas, inclusive o gigante e ameaçado mero.

O Parque é administrado pelo ICMBio, através do seu Núcleo de Gestão Integrada Matinhos.

Confira a programação do evento de 10 anos do Parnamar Currais

Leia também