Prefeitura anuncia volta da coleta seletiva; na área rural ainda não
O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Guaratuba, Vicente Variani, informou ao Correio do Litoral que acaba de ser assinado o contrato para a coleta de recicláveis e o serviço será retomado amanhã (terça-feira, 25).
O contrato havia vencido há cerca de dois meses e a empresa responsável estava esperando que a Prefeitura assinasse o aditivo. Parou de trabalhar depois de mais de um mês sem contrato ou pagamento. O Correio divulgou e menos de uma hora depois o problema estava resolvido.
Diariamente, eram recolhidos cerca de 1.000 quilos deste lixo que eram levados até o barracão administrado pela Associação dos Coletores – Acamares Pôr do Sol. Uma destinação sustentável e uma ação social do município.
A coleta de lixo na área rural também foi cancelada, mas não voltou. A Prefeitura ainda não iniciou o processo para aditivar (prorrogar) o atual contrato, ou de fazer uma nova licitação, apesar de saber há meses de que ele venceria.
A coleta rural não separava o lixo comum do reciclável, ia tudo para o aterro. Acontecia três vezes por semana: uma na região do Descoberto, uma na região do Cubatão e uma nas localidades do alto da Serra do Mar. Eram recolhidos de duas a quatro toneladas por dia.