Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Prefeitura de Pontal prossegue com mobilização contra a dengue

Agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE’s) participaram durante o dia de ontem, (quinta-feira, 14) de um mutirão de limpeza e coleta de resíduos em vários balneários de Pontal do Paraná visando combater os focos que causam proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zyka e chikungunya.

Pela manhã, as ações se concentram no balneário Canoas. Os agentes conversaram com moradores e retiraram material de ruas e quintais. Nesta sexta-feira (15), das 14h às 17 horas, será realizada uma blitz educativa com agentes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com servidores de outras secretarias.

BLITZ NA PR 407: A blitz educativa será no Posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) no Km 16,5 da PR-407, com abordagem aos motoristas que chegam a Pontal do Paraná para passar o final de semana na cidade. Também nesta sexta, às 16 horas, será realizada a segunda carreata da semana, desta vez entre Ipanema e Pontal do Sul.

As ações fazem parte da Semana de Combate à Dengue e da campanha que todos os dias veicula vídeos educativos incentivando a população a manter limpos todos os possíveis locais de criadouros. Nesta quinta, o vídeo trouxe um recado do secretário de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, Jackson Cesar Bassfeld.

SINTOMAS: A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos. Enquanto a Dengue se destaca pelas dores no corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zyka se destaca por uma febre mais baixa, ou ausência de febre, muitas manchas na pele e coceira no corpo.

Leia também