Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Samuzinho nas Escolas leva orientações sobre primeiros socorros em Matinhos

Foto: Samu Litoral

No final de março, o Conselho Municipal de Saúde de Matinhos conheceu os detalhes do projeto “Samuzinho nas Escolas”, que será implantado na rede pública municipal. 

O projeto é uma iniciativa conjunta entre a equipe do Cislipa Samu Litoral do Paraná e o Curso de Saúde Coletiva da UFPR Litoral e conta com apoio da Prefeitura de Matinhos. O principal objetivo é promover a conscientização sobre primeiros socorros e a importância do atendimento adequado em situações de emergência, especialmente entre alunos, professores e servidores da Educação

Uma das abordagens centrais do projeto é a disseminação da Lei Lucas, que trata da capacitação de professores e funcionários das escolas em noções básicas de primeiros socorros. Essa lei é em homenagem a Lucas Begalli Zamora, que morreu em 2017, após engasgar com um cachorro-quente durante um passeio escolar, ressaltando a importância vital de conhecimentos básicos em primeiros socorros.

O projeto será executado pela equipe do Núcleo de Educação Permanente do Samu e por estagiários da UFPR Litoral, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Serão realizadas palestras, workshops e simulações práticas visando capacitar alunos e professores para agirem de forma eficaz em situações de emergência.

Leia também