Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Secretário de Educação e diretoras rebatem denúncia anônima sobre escolas de Matinhos

Fotos: Prefeitura de Matinhos

O secretário de Educação de Matinhos, Mário Braga, reuniu-se nesta sexta-feira (15) com as diretoras das escolas municipais e com integrantes do Conselho Tutelar. O objetivo foi esclarecer os fatos relatados em denúncia anônima feita ao Disque 100 de que os alunos estavam realizando a limpeza das salas de aula.

Mario Braga e as diretoras asseguraram que a queixa é infundada e o fato denunciado não acontece em nenhuma escola do município. A secretaria irá responder, via ofício, ao Ministério Público. No documento estarão anexadas as manifestações de cada uma das diretoras.

O secretário lembrou que no final das aulas, principalmente nas de educação artística, é pedida a colaboração dos estudantes para a organização da sala de aula – algo que, inclusive, é previsto na BNCC, Base Nacional Comum Curricular. A prática não tem o intuito de limpar, mas sim de organizar e guardar materiais, além de jogar papéis no lixo, deixando o ambiente em ordem.

Tanto Mário Braga quanto as diretoras concordam que causa estranheza o fato da denúncia ser anônima e ser direcionada a várias escolas. Segundo ele, se a queixa realmente fosse verídica, partiria de um pai e faria menção direta à unidade em que seu filho estuda. Agora, o Conselho Tutelar aguarda a formalização da resposta por parte da Secretaria de Educação, para que sejam feitos os encaminhamentos necessários.

Foram chamados para a reunião os diretores da Secretaria de Educação Alzino Neto e Juliana Niesborski; e as diretoras das escolas municipais Alda Maria Corrêa, Jocilene Juglair, Kelly Razeira, Ângela Duarte, Sílvia Trevisan e Cristiane Veiga. Pelo Conselho Tutelar, estavam presentes Gabrielle Robaina e a conselheira Cristina Souza.

Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Matinhos

Leia também