Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Semana do Artesanato em Matinhos terá escolha do mascote da cidade

A Semana Municipal do Artesanato chega à sua terceira edição em Matinhos. A programação do evento já foi definida, com palestras, oficinas e a feirinha, podendo ser acessada nas redes sociais da Prefeitura de Matinhos.

Por meio da Lei n.º 2.340/2022, são estabelecidos no município o Dia do Artesão e a Semana Municipal do Artesanato.

Todos os anos, entre os dias 19 e 26 de março, acontece a promoção do artesanato local, incentivando a produção, o comércio e a qualificação dos artesãos. Durante essa semana, diversas atividades são realizadas para celebrar essa expressão cultural.

“Essas iniciativas garantem não apenas a continuidade da tradição, mas também o fortalecimento do setor em termos de inovação e sustentabilidade”, explicou a coordenadora da Casa da Cultura de Matinhos, Susan Klein.

O evento será oficialmente aberto na terça-feira (19), com a palestra “Mascote oficial – processo criativo, aplicações e importância no fomento ao turismo”. Marcada para começar às 9h, a palestra será dada por Antonio Carlos do Valle, diretor de Comunicação da Prefeitura de Matinhos.

O objetivo da Semana do Artesanato é fortalecer e incentivar o desenvolvimento do artesanato local, bem como suas formas associativas e cooperativas de produção, gestão e comercialização. Também acontecem debates e propostas de políticas de fomento para impulsionar o setor artesanal de Matinhos.

Ainda é valorizada a prática do artesanato entre as novas gerações, garantindo a continuidade dessa tradição. É estimulada a realização de cursos, palestras e oficinas para aprimorar processos de produção dos artesãos. E também são promovidos debates sobre questões relacionadas à sustentabilidade, inovação e fortalecimento do setor.

Leia também