Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Semana Municipal do Artesanato de Matinhos chega à 3ª edição

Semana do Artesanato de Matinhos

A Semana Municipal do Artesanato está de volta em Matinhos. O evento foi instituído pela Lei nº 2.340/2022, que instituiu também o Dia do Artesão em 19 de março.

A iniciativa, que ocorre anualmente entre os dias 19 e 26 de março, tem a missão de promover e valorizar o artesanato local, incentivando a produção, o comércio e a qualificação dos artesãos. Também é mais um atrativo turístico após a alta temporada.

Durante a semana, além da comercialização de produtos, diversas atividades são realizadas para celebrar essa expressão cultural. Também acontecem debates e propostas de políticas de fomento para impulsionar o setor artesanal de Matinhos.

Ainda é valorizada a prática do artesanato entre as novas gerações, garantindo a continuidade dessa tradição. É estimulada a realização de cursos, palestras e oficinas para aprimorar processos de produção dos artesãos. E também são promovidos debates sobre questões relacionadas à sustentabilidade, inovação e fortalecimento do setor.

De acordo com o cronograma da Semana Municipal do Artesanato, as oficinas para aprimoramento das técnicas vão dos dias 19 ao 22; a Feira de comercialização de produtos artesanais acontece no dia 23; e as exposições dos produtos desenvolvidos pelos artesãos de Matinhos ocorrem dos dias 19 ao 26. A organização ainda promete a apresentação de uma novidade, “em data ainda a ser informada”.

A Semana do Artesanato de Matinhos já teve duas edições, em 2022 e 2023, com público crescente. Maiores informações podem ser obtidas com o Departamento de Cultura de Matinhos, pelo WhatsApp (41) 3971-6259, ou pelo e-mail casadaculturamatinhos@gmailcom.

Leia também