Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Voltam os shows gratuitos, que chegam a ter público maior do que o Carnaval

Empolgação no show de Simone Mendes, que teve público recorde desta temporada | foto: Roberti Dziura Jr./AEN

Os shows gratuitos do verão em Matinhos e Pontal do Paraná retornam neste final de semana, na penúltima semana de apresentações. Durante a temporada, os shows chegaram a reunir público superior ao do Carnaval, segundo as estimativas oficiais.

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Guaratuba e atribuídos à Secretaria de Estado da Segurança, a cidade, uma das mais movimentadas no Carnaval, teve 125 mil pessoas no último dia, na segunda-feira (12), e uma média de 105 mil por cada um dos 3 dias de festa.

Estimativa da Polícia Militar divulgada pelo próprio Governo do Estado, apontam que o show da cantora Simone Mendes, no dia 3 de fevereiro, em Matinhos, reuniu 152 mil pessoas na orla.

Ao todo, serão 27 shows gratuitos de grandes atrações em Matinhos e Pontal do Paraná. Guaratuba, mais uma vez, ficou de fora porque a Prefeitura não apresentou um espaço viável. Os shows são promovidos pelo Estado, com patrocínio de empresas. A programação encerra na semana que vem.

Clássicos do sertanejo e do pagode: Trio Parada Dura, Amado Batista Matogrosso e Mathias e Raça Negra

Nesta sexta-feira (16), os primeiros a subirem ao palco na praia de Caiobá, em Matinhos, são os integrantes do Trio Parada Dura, a partir das 20h30. Formado em 1971 em Minas Gerais, o grupo é um dos mais influentes da história da música sertaneja e apresentará sucessos que foram recordes de vendas ao longo de mais de 50 anos de carreira e continuam na memória do povo brasileiro, como “As Andorinhas”, “Telefone Mudo”, “Fuscão Preto” e “Último Adeus”.

Na sequência, a partir das 22h15, será a vez de Amado Batista emocionar o público com hits do seu repertório de mais de 40 anos, incluindo “Serenata”, “Princesa” e “Eu Te Amo Tanto”. O cantor goiano de 72 anos já vendeu mais de 30 milhões de discos.

Luiz Carlos, do Raça Negra | foto: Divulgação

No sábado (17), Matinhos será palco para o pagode, sob o comando do grupo Raça Negra. Comemorando 40 anos de trajetória, o grupo acumula prêmios como o Grammy Latino.

O grupo paulista liderado pelo vocalista Luiz Carlos promete transformar a praia de Caiobá em um grande show de karaokê, com o público entoando junto com os músicos verdadeiros hinos da música brasileira, como “Cheia de Manias”, “É Tarde Demais” e “Vida Cigana”.

Em Pontal do Paraná, na sexta-feira, no Centro de Eventos do Balneário Marissol, os fãs do sertanejo poderão curtir o show da dupla Matogrosso e Mathias, a partir da 21h. Com 45 anos de apresentações, a dupla atualmente comandada por João Batista Bernardo (Matogrosso) e Rafael Belchior (Mathias) já vendeu mais de 40 milhões de discos e também ganhou um Grammy Latino.

Entre as músicas mais conhecidas da dupla, está “Tentei te Esquecer”, que se tornou um dos maiores hits da música sertaneja de todos os tempos, além de “Idas e Voltas” e “De Igual pra Igual”.

As apresentações do fim de semana em Pontal do Paraná acabam no sábado (17) com o show de Amado Batista, também às 21h, completando a apresentação em dose dupla do cantor no Litoral do Estado.

Amado Batista | foto: Divulgação

ESTRUTURA E SEGURANÇA

Neste ano, a estrutura montada pelo Governo do Estado está muito maior do que na temporada passada, com equipamentos de última geração. Os palcos contam com telões de LED gigantes – um no fundo e dois nas laterais do palco e, em Matinhos, mais dois no meio do público – além de três sistemas de áudio. As transmissões também têm imagens aéreas captadas por drones de alta performance tanto dos artistas quanto do público.

Cerca de 450 pessoas e 120 toneladas de equipamentos estão envolvidos na realização dos shows entre equipes de segurança, montagem, produção e técnica dos artistas. Apenas em cada palco, são 60 pessoas diretamente envolvidas, incluindo engenheiros de som e de luz, câmeras, carregadores, mais as equipes dos próprios músicos, que em média contam com 30 pessoas.

Como já ocorreu ao longo das últimas semanas e durante o Carnaval, a Polícia Militar do Paraná elaborou um planejamento especial para os grandes eventos em conjunto com as demais forças de segurança pública do Estado e as guardas municipais. Os policiais militares vão ser aplicados de acordo com o número esperado de público em cada show, fazendo policiamento a pé e com viaturas.

A Polícia Civil do Paraná também terá novamente um esquema especial a ser cumprido durante o fim de semana, com reforço do efetivo tanto em Matinhos, onde contará com o apoio da Delegacia Móvel, como em Pontal do Paraná.

Confira a programação deste final de semana

Matinhos

Sexta-feira (16)
A partir das 20h – Trio Parada Dura / Amado Batista

Sábado (17)
21h – Raça Negra

Pontal do Paraná

Sexta-feira (16)
21h – Matogrosso e Mathias

Sábado (17)
21h – Amado Batista

Leia também