Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Com quantas tentativas se faz uma ponte?

A ponte na baía de Guaratuba parece algo de outro mundo, pois se perdem no tempo os inúmeros estudos e projetos apresentados para sua construção.

2013 ficou registrado na história de Guaratuba como a maior prova do anseio e apoio popular para essa obra. Tanto que o DER anunciou que no prazo máximo de 60 dias estaria abrindo licitação para a construção, inclusive, dando um prazo para o término da construção da ponte que deveria ocorrer por volta de 2015.

O ano que seria a grande inauguração da ponte que nem se quer saiu do papel, voltou a ser palco de mais um teatro, a ponte faria parte de um grande projeto da BR-101 que novamente naufragou na baía.

O ferryboat foi uma forma de travessia imposta ao povo guaratubano desde a década de 60, pois quanto eleito o prefeito Miguel Jamur exigiu do governador da época o então Moyses Lupion a construção da ponte, mas foi o diretor do DER o engenheiro Ayrton Gornelsen que convenceu o governador a implantar a balsa. Tamanho foi o desagrado com a população da época, que o engenheiro não pode vir na inauguração do ferryboat Mas quantas foram as tentativas para se construir a ponte na baía de Guaratuba? Com certeza já foram inúmeras, inclusive existe em forma de Lei Estadual a necessidade de sua construção, sem falar na Constituição do estado que traz a sua importância.

Num país onde não se cumpre Lei e nem Constituição, seguimos a sonhar com a ponte na esperança que essa última, seja o início da realização de um sonho.

AGENDA LITORAL

Guaratuba

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL
GINÁSIO DE ESPORTES JOSÉ RICHA
Período de 23 a 8 de novembro de 2017
Todas segundas e quartas-feiras das 20h às 22h

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL CATEGORIA LIVRE
ESTÁDIO MUNICIPAL ACIR BRAGA
Dia 5/11/2017 semifinais
9h 1º colocado grupo A x 2º colocado grupo B (jogo 1)
11:00 1º colocado grupo B x 2º colocado grupo A (jogo 2)
Dia 12/11/2017 disputa 3º, 4º e Campeão
9h Perdedor jogo 1 x perdedor jogo 2
FINAL
11h vencedor jogo 1 x vencedor jogo 2

FESTIVAL DE CERVEJA ARTESANAL
Local Praia Central
Dia 4/11/2017 a partir das 11h
Dia 5/11/2017 a partir das 10h

Matinhos

II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
De 8 a 10 de novembro
Local UFPR-LITORAL
Detalhes do evento: http://sbdts.com.br/wordpress/

Você pode contribuir com a “AGENDA LITORAL” nos encaminhando a programação completa do seu evento para [email protected] a publicação ocorre toda a sexta-feira, lembramos que o evento tem que ser gratuito ou de interesse social.

Leia também