Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Baleias são avistadas e filmadas em Pontal do Paraná

Uma baleia franca foi avistada nesta sexta-feira (27), próximo à praia, em Pontal do Paraná.

No balneário de Barrancos, ela chegou a nadar perto do barco de pescadores. As imagens foram feitas de celular por Fabiano Miranda do Nascimento, por volta das 11h, a cerca de mil metros da orla. De acordo com ele, a baleia media cerca de 10 metros, tamanho de um espécie juvenil

A equipe do Programa de Monitoramento das Praias, do Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Répteis Marinhos do Centro de Estudos do Mar da UFPR, foram até o local mas não encontraram o mamífero.

Um dia antes, na quinta-feira (26), por volta das 14h, o pescador Murillo Kovalezuck, de Guaratuba, avistou e filmou uma baleia e um filhote “brincando e descansando”. Os dois mamíferos estavam próximos à orla, na altura de Praia de Leste, cerca de 10 quilômetros ao sul de Barrancos. No mesmo dia, Murilo também avistou pinguins. Veja o vídeo das baleias.

As baleias franca austrais (Eubalaena australis) são frequentemente avistadas no litoral Sul de Santa Catarina, para onde migram entre julho e novembro em busca de águas calmas e mais quentes para acasalarem, parir e amamentar os filhotes, permanecendo próximo à arrebentação das ondas. (Fonte: Laguna Ambiental/Projeto Baleia Franca)

 

Leia também
Receba nossa notícias em seu e-mail.
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...