Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Filhote de lobo-marinho surge na praia em Guaratuba

Fotos: Gustavo Aquino / Correio do Litoral

Uma fêmea filhote de lobo-marinho chegou à Praia dos Magistrados, em Guaratuba, na manhã desta sexta-feira (3). Ela foi avistada pelos trabalhadores da limpeza por volta das 7h.

A Prefeitura informou a equipe do Projeto de Monitoramento das Praias (PMP) e cercou o local com fitas para coibir a aproximação de pessoas. O cuidado é necessário para que não estressem o animal com barulhos e até mesmo o assustem ao chegarem muito perto. A equipe do PMP, do Laboratório de Ecologia e Conservação do CEM-UFPR esteve no local.

O local onde o filhote descansa fica a poucos metros de onde um lobo-marinho adulto esteve durante cinco dias, em setembro do ano passado.

Em menos de uma semana, já foram avistadas no Litoral do Paraná um adulto e um filhote de baleia-franca, em Matinhos e Pontal do Paraná; um lobo-marinho que descansou no Porto de Paranaguá; e o corpo de uma baleia jubarte encontrada morta na Ilha do Mel.

Quem avistar baleias, golfinhos, tartarugas, lobos marinhos, focas, ou aves marinhas encalhados, vivos ou mortos deve entrar em contato com o Projeto de Monitoramento de Praias pelo telefone 0800 642 3341.  

No meio da tarde, veterinários e biólogos do LEC analisaram o lobo-marinho e constataram, inicialmente, que ele estava apenas debilitado. Com a movimentação das pessoas, o filhote ainda tentou voltar para o mar e acabou sendo removido pela equipe até o Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná, para que possa se recuperar melhor antes de seguir sua jornada. Abaixo, cenas de video da Prefeitura de Guaratuba mostra o atendimento e a remoção

Leia também