Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

População do Litoral vai conhecer ferramenta Cidade Transparente

Os moradores dos sete municípios vão poder medir a transparência de cada prefeitura e saber como interpretar as informações sobre as administrações que estão disponíveis na Internet. Também vão poder entender os dados sobre os gastos do dinheiro público que são divulgados nas audiências públicas.

Quem sabe alguns se animem a pesquisar nos portais da transparência e, até, a participar em carne e osso das reuniões de prestações de contas quadrimestrais e das discussões sobre Orçamento que as prefeituras realizam – em Guaratuba, a primeira audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias será nesta sexta-feira (24), a partir das 18h, no Auditório da Prefeitura.

A oportunidade de conhecer melhor todos os números e estatísticas vai exigir que as pessoas larguem um pouco as redes sociais, saiam de casa e se dirijam até um evento presencial que vai acontecer em cada um dos municípios.

Nestas reuniões será apresentada a ferramenta Cidade Transparente e serão realizadas oficinas para saber como utilizá-la.

As oficinas acontecem nas sete cidades no decorrer do mês de agosto. Fazem parte do projeto Litoral Transparente desenvolvido pela Escola de Políticas Públicas (EPP) e pelo Ethos em parceria com as prefeituras, com a articulação local da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral) e com o apoio da empresa Techint.

São convidados a participar das oficinas servidores públicos, conselheiros municipais, membros de organizações da sociedade e todos os cidadãos.

Reunião do projeto Litoral Transparente com participação do prefeito Roberto Justus e servidores, em novembro de 2017, na Prefeitura de Guaratuba

Calendário – A mesma oficina será realizada em todos os municípios, sempre das 8h30 às 12h30, conforme datas e links de inscrição abaixo:

22/8 – Quarta-Feira – Antonina: Escola Municipal Professora Cleuza Mari Tagliatela
Inscreva-se aqui

23/8 – Quinta-Feira – Matinhos: Complexo Educacional Francisco dos Santos Junior
Inscreva-se aqui

24/8 – Sexta-Feira – Pontal do Paraná: local não confirmado
Inscreva-se aqui

29/08 – Quarta-Feira – Morretes: local não confirmado
Inscreva-se aqui

30/8 – Quinta-Feira – Guaratuba: local não confirmado
Inscreva-se aqui

31/8 – Sexta-Feira – Paranaguá: local não confirmado
Inscreva-se aqui

O objetivo do Litoral Transparente é fomentar a adoção de práticas e o desenvolvimento de ações de Governo Aberto e integridade pública, através da formação de servidores públicos. O programa teve início em setembro de 2017 e desde então os pilares de transparência pública e controles internos têm sido trabalhados.

O programa tem como principal objetivo fomentar a adoção de práticas e o desenvolvimento de ações de Governo Aberto e integridade pública, através da formação de servidores públicos, com foco em ética, controle interno e transparência, e do uso de instrumentos de aprimoramento da transparência ativa.

Leia também