Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Pinguim resgatado na Ilha do Mel continua em tratamento

Foto e fonte: LEC / CEM UFPR

A Polícia Ambiental resgatou, no sábado (20), um pinguim na Ilha do Mel e entregou à equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da UFPR, em Pontal do Paraná.

O animal, da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), apareceu debilitado na praia do Istmo, na Ilha.

Foi uma surpresa para os técnicos, já que esta espécie costuma migrar no início do inverno, quando se desloca ao longo da costa sul americana, a partir das regiões reprodutivas ao sul da Argentina até as regiões de alimentação no sudoeste/sul do Brasil. Esses animais nem sempre localizam alimento durante o deslocamento e por isso ficam debilitados e acabam encalhando nas praias.

Devido ao seu estado de saúde, o animal foi levado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna Marinha da UFPR onde está em tratamento intensivo. Segundo a equipe do LEC, na manhã desta quarta-feira (24), sua temperatura corporal ainda não estava estabilizada. Os médicos veterinários continuam o atendimento para poder reinserir o pinguim na natureza “o mais breve possível”, informaram.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. No litoral paranaense o projeto é executado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), do Centro de Estudos do Mar/UFPR

Leia também