Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Crianças pedem escolas melhores e também lugar para brincar

De maio até meados de julho, 410 estudantes do 5º e 6º ano visitaram a Câmara de Vereadores de Guaratuba. Aprenderam um pouco como funciona o Legislativo, souberam o nome dos vereadores, os cargos que ocupam na Mesa ou comissões permanentes. Também conheceram as dependências do prédio, os gabinetes e os setores administrativos.

Os dias das visitas, as quintas feiras, alteraram a rotina da Câmara e de boa parte dos funcionários e alguns vereadores que fizeram a recepção, deram explicações e guiaram meninas e meninos pelos corredores da Casa até o aguardado lanche.

O momento marcante para as crianças e adolescentes foi quando ocupavam as cadeiras dos vereadores no Plenário. Não só por ficar registrado em fotos nas redes sociais. Pelo menos sete turmas das nove escolas municipais e quatro estaduais apresentaram reivindicações e até projetos de lei. Parte delas se transformou em proposições que foram votadas e aprovadas pelos vereadores.

As reivindicações vão desde obras de melhorias nas escolas até segurança durante a entrada e saída dos alunos.

Muitos dos pedidos dizem respeito a projetos e obras que proporcionem mais espaços e oportunidade de lazer para crianças e jovens. Os alunos da Escola Municipal do Campo Joaquim Gabriel de Miranda pedem parquinhos e academias ao ar livre para as crianças e famílias das comunidades do Cubatão, Vitório, Rasgadinho e Limeira.

A turma do 5º ano A da Escola Municipal Olga Silveira fez uma “indicação” para ser entregue ao prefeito Roberto Justus, para que seja criado um progrma de controle populacional de cães e gatos, que, aliás, está tramitando na Cânmara e será objeto de audiência pública no mês de agosto. O 5º ano B quer um espaço publico para esporte para as crianças e adolescentes dos bairros Cohapar e Carvoeiro, com “instrutores especializados”, salientam.

Os alunos da Escola Municipal João Gualberto, do bairro Mirim, pediram nada menos do que uma nova escola. Também querem mais asfalto, mais médicos, mais iluminação, farmácia, fechamento de valetas e lombadas.

Dos 12 pedidos que apresentaram, quatro são ligados ao esporte e ao lazer: uma pista de skate, um parquinho, uma “área de lazer” e atividades no ginásio de esporte do Mirim nos finais de semana.

O projeto Escola no Legislativo reinicia na próxima quinta-feira (27), com alunos do 5º ano da Escola Municipal Sebastião Silveira de Souza, do bairro Eliane, pela manhã; e do 6º ano da Escola Estadual Lé Germano Monteiro, do Mirim, à tarde.

No dia 6 de julho, visitaram a Câmara a Escola Municipal Joaquim Gabriel de Miranda, da localidade rural do Cubatão, e o Colégio Estadual Zilda Arns Neumann. Veja as fotos:

Leia também