Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Até algas assustam em semana de fenômenos no mar

Manchas chegaram a ter 400 metros de comprimentos – foto: Polícia Ambiental

Após uma ressaca, o impressionante fenômeno de recuo do mar em toda a costa sul, o Litoral do Paraná se surpreende com duas manchas que aparecem no mar, em Matinhos.

O Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pontal do Paraná, foi, nesta segunda-feira (14) até a praia de Albatroz recolher amostras para investigar a causa. O resultado foi que se tratam de proliferção de algas, que não são tóxicas.

Segundo a Polícia Ambiental, as manchas chegaram a ter cerca de 400 metros de comprimento e 50 metros de largura e estão a cerca de 4 quilômetros de distância uma da outra.

Recuo do mar

Imagem divulgada no Whatsapp

O recuo do mar, que atingiu toda a costa sul do Brasil, desde o Uruguai, também atingiu algumas praias do Paraná e gerou cenários surpreendentes na Ilha do Mel, em Paranaguá, Pontal do Paraná e na baía de Guaratuba

De acordo com meteorologistas, o fenômeno foi resultado da ação de um campo de pressão atmosférica aliado ao vento na região.

A mudança na direção do vento é um dos fatores que contribuiu para o fenômeno, de acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen. Uma frente fria passou pela região e o vento mudou a direção. “Tivemos o predomínio do vento nordeste”, diz. Esta mudança também favoreceu para o recuo do mar e impediu a subida da maré.

Ele afirma ainda que a situação volta ao normal conforme a intensidade diminui e a direção do vento volte para sudeste.

Leia também