Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Em Guaratuba, foram recolhidas 40 toneladas no Ano Novo

Por volta das 22h do dia 31, quando começava festa de Ano Novo na orla de Guaratuba, dez funcionários da empresa que faz a coleta de lixo na cidade já estavam no meio do povo recolhendo garrafas de vidros e colocando em sacos.

Na madrugada, a avenida Atlântica ainda estava lotada de gente quando funcionários do Município e da Transresíduos se posicionaram em locais estratégicos. Exatamente às 3h as equipes de limpeza entraram em ação e o trabalho foi feito em meio às milhares de pessoas que se aglomeravam na orla.

Às 7h da manhã, as ruas já estavam totalmente varridas, com o lixo recolhido e a areia da praia pronta para receber os banhistas.

Foram dias excepcionais. Normalmente, são coletados 40 toneladas de lixo domiciliar por dia em toda a cidade. No dia 31 foram 191 toneladas e no dia 1º, mesmo com a dificuldade de os caminhões se locomoverem no tráfego intenso, foram coletadas 171 toneladas. Os números não incluem a varrição e a remoção de resíduos vegetais.

Somente na orla, somando o vidro recolhido à noite e a limpeza feita depois das 3h na areia e na avenida, foram 40 toneladas de resíduos na festa da Virada, a mesma quantidade de uma Guaratuba inteira em dia normal. Foi mais do que a soma recolhida na mesma madrugada pelas equipes contratadas pela Sanepar nas areias de toda a orla de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba: 30,5 toneladas, segundo do Governo do Paraná.

Esta matéria foi editada em parceria com o Jornal de Guaratuba

Leia também