Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

“Folia do Divino” de Morretes mantém tradição

folias-morretes-fmilhadomelNeste fim de semana acontece uma das mais antigas festas populares de Morretes, as Folias do Divino.

No domingo (18) encerram as atividades que acontecem em diversas localidaes do município desde o dia 28 de abril

As Folias do Divino em Morretes tiveram início em 1765, quando a “Irmandade do Glorioso São Benedito dos Homens Pretos do Povoado do Menino Deus dos Três Morretes” fazia uma procissão luminosa sobre o histórico rio Cubatão, hoje Nhundiaquara.

Em 1863, adquiriu características que ainda permanecem. Com um mês de antecedência, os foliões saem às ruas da cidade e pelos sítios, com as Bandeiras do Espírito Santo e da Santíssima Trindade, com violeiros e batedores, que chegam às casas, cantando versos de cumprimentos às famílias.

Estas os recebem em seus lares, fazem orações e enquanto aguardam a oferta da prenda, que será posta na Bandeira do Divino, são servidos ao cortejo sucos e lanches. Ao saírem, abençoam a família prometendo voltar no ano seguinte.

São realizadas nove novenas, com quermesses e, no dia da festa, missa solene, culminando com a procissão em louvor ao Divino Espírito Santo.

A informação acima é do site

Fontes: Jornalismo da Ilha (Ilha do Mel FM de Paranaguá) e Portal do Divino (http://www.portaldodivino.com/Parana/parana.htm)
Foto: Jornalismo da Ilha
Leia também