Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Abertas inscrições para curso de marinheiro auxiliar

Inscrições devem ser feitas até 9 de março, pessoalmente na Capitania do Portos – Foto: CPPR / Divulgação

A Capitania dos Portos do Paraná abriu inscrições para o curso de Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas. São três turmas com 30 vagas cada.

A Marinha do Brasil oferece este curso de forma gratuita e as inscrições devem ser feitas até o próximo dia 9 de março, pessoalmente no Grupo de Atendimento ao Público (GAP) da CPPR com o pagamento de R$ 8 da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Os formados ingressam na Marinha Mercante, no Grupo de Marítimos, e estão qualificados para compor a tripulação de embarcações com Arqueação Bruta (AB) menor que 300 toneladas e potência menor que 250 kW, empregadas na navegação interior.

O candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado, e maior de 18 anos de idade até o dia da inscrição com nível de escolaridade mínima comprovada do 6º ano do Ensino Fundamental.

Haverá seleção entre os inscritos, composta de uma prova escrita classificatória, em nível do 6º ano do Ensino Fundamental sobre conhecimentos de Português e de Matemática, e os cem primeiros candidatos aprovados nesta primeira etapa serão submetidos a um teste físico composto de uma prova de natação com distância de 25 metros, sem limite de tempo, e prova de permanência flutuando, sem qualquer auxílio, com duração de 10 minutos.

O curso será realizado em três turmas em datas diferentes. A primeira no período de 6 a 23 de abril. A segunda turma entre 20 de abril e 7 e maio. A terceira no período de 11 a 25 de maio. As aulas acontecem entre 8h30 e 17h. As turmas podem ser canceladas se não conseguirem número mínimo de 15 candidatos aprovados em todas as etapas do processo seletivo.

O edital com todas as informações para as inscrições, os documentos necessários e os detalhes do curso está publicado no site da Capitania: www.marinha.mil.br/cppr ou aqui.

Dúvidas e informações podem ser esclarecidas pessoalmente no GAP da CPPR, na rua Benjamin Constant, 707, no Centro Histórico de Paranaguá. O horário de funcionamento é de segundas, terças e quintas-feiras de 8h30 às 11h30, e nas quartas-feiras das 13h30 às 16h. A exceção é a primeira segunda-feira de cada mês, quando não há atendimento.

Leia também
Comentários
Carregando...