Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Fevereiro com chuva e frio acima da média no Litoral

As chuvas no Litoral foram exceção na média do Estado do Paraná no mês de fevereiro. Balanço divulgado pelo Instituto Simepar neste domingo (1º), informa que a chuva ficou abaixo da média histórica (anomalia negativa) em boa parte do Estado.

“A anomalia de precipitação ficou positiva (chuva acima da média histórica) principalmente no litoral e no extremo norte, perto de São Paulo. Em Guaratuba choveu 384,0 mm, enquanto em Paranaguá acumulou 363,0 mm. Em Loanda, no noroeste, foram 281,8 mm (110,4 mm no dia 26/02). Houve alagamentos nas praias no início de fevereiro, e temporais no interior no final do mês (Serranópolis do Iguaçu, por exemplo).”, aponta o Simepar.

“Em Curitiba, Palmas, Guarapuava e Londrina, por exemplo, o déficit de chuva foi de aproximadamente 70 mm. Tivemos poucas frentes frias que avançaram de forma mais organizada pelo Estado (basicamente dois eventos, nos dias 18 e 25-26/02), situação que contribui para o registro de pouca chuva.”

No Litoral também fez mais frio que na média histórica. “As temperaturas apresentaram situações distintas, considerando os valores médios, no Estado. Nos setores mais próximos ao Oceano (norte, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral) a anomalia foi negativa, ou seja, fez mais frio em comparação as médias (entre 1 e 2°C em várias cidades).”

“Nos demais setores os valores ficaram mais próximos das médias. Apesar desta condição, em vários municípios houve registro de temperaturas mínimas abaixo das médias (mais frio no amanhecer) e temperaturas máximas acima das médias (mais calor à tarde).”

“Destaque deste mês para as ondas de frio, que derrubaram as temperaturas no Paraná. Houve dois eventos mais significativos: dias 22/2 e nos últimos dias de fevereiro. Em várias estações meteorológicas tivemos os menores valores de temperatura para fevereiro nos últimos 20 anos!

Na estação localizada em Palmas (Horizonte) a temperatura alcançou os 6,5°C no dia 22/02, enquanto em General Carneiro fez 6,2°C. Houve também registro de tardes quentes ao longo do mês. Em Capanema (estação Baixo Iguaçu) valores alcançaram os 40,6°C no dia 17/2.”

 

Leia também