Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Estudantes de Pontal do Paraná fazem WebSéries ambientais

WebSeries_MarBrasilAlunos do ensino médio de Pontal do Paraná começam a produzir vídeos sobre conservação no litoral paranaense.

As WebSéries é um projeto da Associação MarBrasil por meio do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar) Os capítulos estão em fase de produção e serão divulgados no site marbrasil.org e também nas redes sociais da organização. Os jovens que participarão das WebSéries são estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Professora Sully da Rosa Vilarinho, de Pontal do Paraná.

A capacitação, assim como a produção dos vídeos, é realizada pela empresa La Imagem. O diretor executivo da agência, Toni Martin, explica que os estudantes aprendem técnicas de cine fotografia, desde a construção do roteiro até a gravação e edição.

“Motivamos os alunos a assumir o microfone diante das câmeras, realizar entrevistas e interpretar cenas. Neste contexto as aulas são dinâmicas, participativas e divertidas. Um segundo ponto essencial do treinamento é promover o protagonismo pessoal, a cada passo reforçamos a participação sem receios dos jovens”, diz Toni.

Para o estudante Arilson Machado, do 1º ano, a iniciativa cria uma oportunidade de aprendizado que, até então, não existia na comunidade. “O projeto é sensacional, a melhor coisa que a gente já fez. O que mais me chamou a atenção foram as técnicas da câmera, aprendemos a prestar atenção na luz, na claridade entre outras coisas”, conta.

A coordenadora do Rebimar, Lilyane de Oliveira Santos, relata que a capacitação dos alunos é apenas o primeiro passo de uma grande parceria entre a MarBrasil e o colégio Sully da Rosa Vilarinho. “Acreditamos que esses alunos serão multiplicadores tanto dos conhecimentos adquiridos durante a capacitação nas WebSéries quanto dos conhecimentos sobre a nossa zona costeira, a importância da conservação ambiental e as atividades do Programa Rebimar”, destaca.

Futuramente, as WebSéries poderão ser utilizadas como material de apoio para as ações de educação ambiental, em palestras e atividades em escolas, e no envolvimento com a comunidade.

Leia também