Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Audiência pública vai debater engorda da orla de Matinhos

Os deputados Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, Hussein Bakri (PSD), líder do Governo, e Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro-secretário da Assembleia. Foto: Euclides Garcia / Alep

A Assembleia Legislativa aprovou requerimento dos deputados Hussein Bakri (PSD), Ademar Traiano (PSDB) e Luiz Claudio Romanelli (PSB) convocando uma audiência pública para dia 21 (uma segunda-feira), às 19h, que vai debater o projeto de engorda da orla de Matinhos. Com custo estimado em R$ 660 milhões, a obra prevê microdrenagem, drenagem e aumento da faixa de areia na orla do município.

“Tendo em vista os investimentos a serem realizados no litoral paranaense na administração do governador Ratinho Junior, se faz mister (necessário) a participação da sociedade na discussão dessas obras”, afirmam os deputados no requerimento. “É uma reivindicação de 20 anos do litoral paranaense, é muito importante a participação de representantes da comunidade e sociedade”, completa Romanelli.

Maior projeto de reurbanização do Litoral e um dos maiores de infraestrutura do Paraná, a engorda da orla de Matinhos vem sendo debatida com o Ministério do Desenvolvimento Regional desde o ano passado, na busca de apoio financeiro da União devido ao alto custo.

A primeira fase inclui, entre outras ações, a recuperação da orla de Matinhos e o engordamento da faixa de areia. A segunda fase tem a revitalização do canal de Matinhos para evitar enchentes, pontes na PR-412, desapropriações e compensação ambiental.

Projeto – Além do alargamento da faixa de areia, a obra prevê área de contenção de ressacas, proteção da erosão marinha, construção e revitalização de canais para evitar enchentes, saneamento básico, paisagismo, novos quiosques, pistas de caminhada, ciclovias e preservação das áreas de restinga.

Pelo projeto, estruturas semirrígidas (barreiras que isolam a água que corre do mar para a areia) serão colocadas no canal da avenida Paraná, no desemboque do rio Matinhos, no espigão ao norte da Praia Brava e nos headlands (estruturas de pedras para reter a areia) localizados nos balneários Saint Etienne e Riviera. Saint Etienne ainda ganhará um canal novo para ajudar na contenção das cheias, minimizando o impacto sobre o rio Matinhos.

Também está prevista a colocação de estrutura flexível por meio da reposição de areia (engordamento artificial) proveniente de jazida na plataforma submarina. Com isso, espera-se dobrar a faixa de areia em Matinhos para mais de 80 metros. Obras do gênero já foram bem-sucedidas em Copacabana (RJ) e Piçarras (SC).

Com informações da Alep

Leia também