Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba e Garuva tentam conter danos ambientais de acidente

O rio São João foi interditado para pesca, banho, ou outras finalidades devido ao acidente com um caminhão transportava cerca 23 toneladas de produto tóxico, no sábado (13), na BR-376. O veículo transportava 23 toneladas de produto tóxico que tem como base o ácido arsênico e é usado no tratamento de madeira.

As coordenadorias da Defesa Civil de Guaratuba e Garuva e equipes das secretarias do Meio Ambiente das duas cidades se reuniram logo após o acidente, que acontece às 6h30 deste sábado, para definir ações conjuntas para conter os danos e também acionar os responsáveis pelo vazamento. Segundo Adriano Luiz dos Santos, agente fiscal do Meio Ambiente de Guaratuba, o produto é classe 1, alto risco ao Meio Ambiente.

O produto que estava na carga tombada escorreu para a canaleta e, posteriormente, para o córrego que desemboca no rio São João. Bombeiros e equipe da concessionária efetuaram contenção com terra e calcário mas não foi suficiente. Houve grande mortandade de peixes no primeiro dia. Equipes do município da Defesa Civil, Meio Ambiente e Demandas da Área Rural estiveram durante todo o sábado avaliando os danos e trabalhando em barreiras de contenção no córrego.

A Defesa Civil Municipal fará sinalização de interdição do rio e a Secretaria da Segurança Pública solicitou apoio da Polícia Militar e Bombeiros para orientação na área rural sobre a interdição do rio.

A Defesa Civil Estadual de Santa Catarina e equipe de Garuva vão intensificar as barreiras de contenção na área catarinense tentando evitar que o produto e peixes mortos cheguem até a baía de Guaratuba. Equipes do Meio Ambiente de Guaratuba fizeram neste domingo (14) monitoramento na baía.

A empresa responsável pela carga será acionada para monitoramento da fauna.

Além de caminhão-carreta, com placa de Osório (RS), se envolveu no acidente um automóvel com placa de Curitiba, onde estavam dois adultos e uma criança. Assim como o caminhoneiro, os passageiros tiveram apenas ferimentos leves e foram atendido no Hospital Municipal São José, em Joinville.

Conteúdo atualizado

Fonte e fotos: Prefeitura de Guaratuba

Leia também