Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Governo e Joel Malucelli discutem parceria para construção da Ponte de Guaratuba

Imagem do projeto feito no governo Orlando Pessuti - 2010
Imagem do projeto feito no governo Orlando Pessuti – 2010

O secretário estadual de Planejamento, Silvio Barros, conversou nesta quinta-feira (15) com o empresário Joel Malucelli sobre uma parceria para construção da ponte sobre a baía de Guaratuba.

Segundo a assessoria de Barros, a conversa girou em torno do Plano de Ação de Desenvolvimento para o Litoral do Estado. Entre outros assuntos, um contorno em Caiobá, uma nova rodovia em Antonina e ainda um gasoduto na Serra do Mar.

Sobre a Ponte de Guaratuba, a secretaria informa que a obra deve ter 900 metros. Em 2013, Malucelli conversou com membros do governo estadual e com a prefeita de Guaratuba, Evani Justus, sobre seu interesse em construir a obra em uma parceria público-privada (PPP). O retorno ao investimento viria da cobrança de pedágio.

O Governo do Paraná travou as conversações e chegou a anunciar um estudo de viabilidade da obra, que incluiria a abertura da BR 101 no Paraná.

Durante a conversa desta quinta, Malucelli propôs a implantação de um contorno em Matinhos (Caiobá), com extensão de 5 Km, melhorando o acesso aos veranistas. Também foi discutida a implantação de uma rodovia de acesso entre o Porto da Ponta do Félix, em Antonina, à BR-277, numa extensão de 9 km, o que pode aliviar tráfego pesado da parte histórica da cidade.

silviomalucelli-580x326Na conversa com o secretário, foi apresentada a proposta de se estudar a implantação de um granoduto , interligando a refinaria Repar, em Araucária, ao Porto de Paranaguá. O uso destas tubulações pode aproveitar o desnível da Serra do Mar, transportando produtos pela ação gravitacional, tal como acontece com o atual oleoduto.

Por fim, também foi discutida a criação de um núcleo de projetos, pelo Programa “Paraná 30 anos”, que vai integrar os centros de pesquisas das universidades estaduais e que será subordinada à Secretaria de Planejamento. (Com Assessoria de Comunicação do Governo do Paraná)

Leia também
Comentários
Carregando...