Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Bombeiros formam mais uma turma do projeto Salva-Surf

salva-surf-matinhos23jan2015

Quinze surfistas de Matinhos – homens e mulheres – concluíram, na sexta-feira (23), o curso do projeto Salva-Surf, ministrado por socorristas e guarda-vidas do 8º Grupamento de Bombeiros.

Durante os três dias de treinamento, englobando aulas teóricas e práticas, os “salva-surfers” aprenderam técnicas de salvamento aquático com e sem equipamentos, salvamento aquático com auxílio de embarcações, salvamento com pranchas de surf e suporte básico de vida ao afogado.

O projeto Salva-surf, também adotado por outros estados da federação, tem como principal objetivo capacitar minimamente surfistas para que, durante sua prática, possam dar uma primeira resposta aos incidentes no mar, bem como avaliar a cena e acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou Samu (192), sempre dentro da filosofia do “primeiro respondedor”.

No litoral do Paraná, além dessa turma de Matinhos, outras quatro turmas já foram formadas: três na Ilha do Mel e uma em Guaratuba. Nesta semana, de quarta (28) a sexta (30), mais uma turma será capacitada, desta vez em Pontal do Paraná.

O projeto Salva-Surf é feito em parceria entre o 8º Grupamento de Bombeiros e a ONG Parceiros do Mar.

Fonte e foto: 8º GB

 

Leia também