Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Tempo instável e previsão de avenidas lotadas no Carnaval do Litoral

Fotos: Gustavo Aquino / CorreiodoLitoral.com

Mais uma vez, as chuvas vão ditar o ritmo do Carnaval nas praias do Paraná, nesta segunda-feira (16). Em Guaratuba é o dia em que a comunidade se junta à festa, com os blocos e a Banda de Guaratuba.

15076O dia começa com menos nebulosidade, mas chuvas fracas podem acontecer a qualquer momento. À tarde elas podem retornar com mais intensidade, prevê o Instituto Simepar. Às 9h28, o meteorologista Cezar Gonçalves Duquia mostrava o gráfico da evolução das chuvas entre 2h e 8h30 em três postos pluviométricos no litoral: Antonina, Guaratuba e Paranaguá e alertava: “As chuvas são fracas e bem variáveis, no entanto, estas mesmas regiões apresentaram volumes expressivos nas últimas 72 h portanto os alertas emitidos anteriormente com relação às enchentes e escorregamentos persistem”.

15071O mesmo meteorologista divulgou um gráfico com o volume médio de chuvas na região entre as 7h de sábado (14) e 7h de segunda (16) – veja abaixo. No sábado, a meteorologista Ana Beatriz Porto da silva informava que até às 21h daquele dia, Guaratuba tinha um acumulado de 117mm e Paranaguá de 63mm, os maiores volumes de chuva em todo o Estado.

Domingo de Caiobanda e de pancadas durante a festa

Neste domingo, Matinhos teve o dia mais animado do seu carnaval, com a Caiobanda na avenida Atlântica. Em Guaratuba, os trios “Avatar” e Águia” largaram por volta das 23h, quando começou a cair uma garoa depois de horas sem chuva e com a avenida lotada. Meia hora depois caiu a primeira pancada de chuva que assustou os foliões. Em questão de segundos, milhares de pessoas correram para disputar marquises e coberturas, mas a maioria percebeu que não havia saída melhor que continuar dançando. Felizmente, o aguaceiro durou pouco e a festa, com a chuva indo e vindo, seguiu pela madrugada com a avenida 29 de Abril lotada.

Dia dos blocos e da Banda de Guaratuba

Com ou sem chuva, as cidades do Litoral do Paraná preparam intensa programação. Em Guaratuba, a segunda-feira é o principal dia de Carnaval, quando muitos moradores se juntam aos turistas na avenida. É o dia dos blocos e da tradicional Banda de Guaratuba. A Escola de Samba Unidos de Guaratuba também volta a desfilar depois de ter “folgado” um dia – na verdade, depois de sair no sábado na avenida 29 de Abril, no domingo, a escola foi reforçar o carnaval na vinha Itapoá (SC).

Nesta segunda-feira, o desfile acontece no sentido inverso. Nos dois primeiros dias, os trios elétricos saíram da praça Central e foram em direção à orla. Como diz a letra da Banda de Guaratuba, hoje a festa “começa na Ponta Grossa, termina ali na Praça”.

Ruas alagadas – Por mais um dia, o contraponto da festa foram as ruas alagadas, principalmente nas cidades de prais (Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná), que são mais planas. Imagens e protestos bem ou mal-humorados lotaram as redes sociais. No sábado, a situação foi mais crítica em Guaratuba e Matinhos; no domingo em Pontal.

De acordo co dados da Coordenadoria da Defesa Civil do Paraná, divulgado às 8h desta segunda-feira (16), Guaratuba foi a cidade mais afetada pela chuvas em todo o Estado, mas não teve desabrigados. Os dados oficiais apontam 530 pessoas afetadas por alagamentos.

Em Morretes, foram 500 pessoas afetadas pelas chuvas. Em Paranaguá, 20 pessoas foram desalojadas em seis residências que foram danificadas e em Matinhos, 8 – em duas casas danificadas.

Também em Paranaguá, 100 pessoas ficaram isoladas na localidade rural de Colônia Santa Cruz, depois que o rio subiu e interrompeu o acesso por estrada. Segundo o site “Jornalismo da Ilha”, são 80 pessoas de 25 famílias residentes no local e que se recusam a deixar suas casas e mais 20 pessoas que participam de um retiro religioso.

Veja a programação de hoje e dos próximos dias em todo o Litoral:

Guaratuba
Segunda 16 – Dia da banda de Guaratuba, com dois trios elétricos saindo da Av. Ponta Grossa, às 22h30 horas, e percorrendo a Av. 29 de Abril em direção até a rua Carlos Cavalcanti.
Terça 17 – Carnaval das Crianças, na Praça da Paz, com trio elétrico, das 16h às 21h.

Matinhos
Segunda 16 – Trio Elétrico, das 21h às 2h, com trajeto do Balneário Flórida ao Saint Etienne, na Av. Beira-Mar.

Pontal do Paraná
Segunda 16
14h Ipanema – Praça Central – Bateria Bola Neve
22h às 2h
Ipanema – Trio Elétrico RPC
Shangri-lá – Trio Elétrico/Palco
Praia de Leste – Trio Elétrico
Terça 17
Ipanema – Trio Elétrico RPC
Shangri-lá – Trio Elétrico/Palco
Praia de Leste – Trio Elétrico
Santa Terezinha – Trio Elétrico/Palco

Paranaguá
Segunda-feira 16
12h Apuração do desfile das escolas de samba
Local: Avenida Maximiano da Fonseca.
16h Carnailha (Ilha dos Valadares)
Local: Campo do Itiberê (Concentração)
17h Baile de Carnaval Ilha do Mel
Local: trapiche de Nova Brasília
18h Desfile Bloco de Sujos
Local: Av. Maximiano da Fonseca.
22h Baile de Fandango
Local: Mercado do Café.
Terça-feira 17
16h Baile Infantil – Boi de Mamão
Local: Praça de Eventos 29 de Julho.
20h Desfile das Campeãs
Local: Av. Maximiano da Fonseca.
Ordem: 3ª colocada do Grupo Especial; Vice-campeã Grupo Especial; Campeã do Grupo Especial.
22h Baile de Fandango
Local: Mercado do Café.

Antonina
Segunda 16
14h às 17h – Baile Infantil e Som mecânico na Ponta da Pita
20h – Concurso das Escandalosas e Desfile do Bloco dos Sujos
23h – Baile Público
Terça-feira 17
14h às 17h – Show Cultural e Som mecânico na Ponta da Pita
21h – Apresentação dos Blocos de Bonecos com a Bandida
23h – Baile Público

Morretes
Segunda 16
19h – Desfile pelas Ruas da Bateria do Rocio – Saída Bairro Rocio.
20h – Baile de Rua e Show com o Grupo Frenesi – Palco Principal.
Terça 17
20h – Baile de Rua e Show com Gustavo Godoy e Banda- Palco Principal
4h – Encerramento do Carnaval 15

 

guaratuba-15fev2015b

Veja mais fotos em: https://www.facebook.com/correiodolitoral

 

 

Leia também