Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Quatro cidades do Litoral terão novo sistema web para gestão

Técnicos das prefeituras de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá vão conhecer uma nova plataforma web para apoiar a gestão e planejamento urbano.

O Sistema Sedu/Paranacidade Interativo foi criado por coordenadores e técnicos dos dois órgãos. Ao utilizar o sistema, os técnicos municipais poderão formular políticas públicas voltadas ao planejamento e gestão do território urbano e implantação de infraestruturas, equipamentos e serviços públicos.

“Fazemos uma leitura da cidade, depois ordenamos e orientamos para a melhor aplicação da verba. Esse sistema servirá para a uniformização da linguagem a todos os municípios. As necessidades podem ser identificadas com clareza e agilidade, além de complementar dados locais de uma cidade e servir como base para outras”, explica o coordenador de Projetos do Paranacidade, Jeronimo Meira.

Identificação – O macrozoneamento ajuda a identificar áreas de mananciais, tipo de solo, ventos e outros componentes necessários para indicar, com segurança, quais as melhores áreas para a instalação de indústrias ou de ocupação habitacional, por exemplo.

O Sistema foi apresentado em 2014 aos 36 municípios mais populosos com uma proposta inicial focada na definição da metodologia do Sistema Viário, uma vez que 70% a 80% de recursos a fundo perdido repassados pelo Governo do Estado, são destinados à pavimentação.

Nesta metodologia foram estabelecidas classificações e definições das vias urbanas, a partir de conceitos do Código de Trânsito Brasileiro. Também facilita a gestão do Plano Diretor Municipal e permite o planejamento de setores como cultura, saúde, turismo, lazer, administração, esporte e educação.

Nos dias 7 e 8 de abril, das 14h às 17h, uma reunião técnica na Sedu, em Curitiba, vai apresentar o sistema a profissionais de 22 municípios.,

Reuniões – No dia 7 de abril (terça-feira) participarão municípios com 20 mil até 50 mil habitantes: Agudos do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Magro, Guaratuba, Itaperuçu, Mandirituba, Matinhos, Piên, Pontal do Paraná, Quitandinha, Rio Branco do Sul e Rio Negro.

Na quarta-feira (8/4) será a vez de municípios com mais de 50 mil habitantes: Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais.

Inscrição – Os profissionais dos referidos municípios, interessados em participar da reunião, podem se inscrever pelo site www.paranacidade.org.br. Será no auditório da Sesu/Paranacidade, na rua Deputado Mário de Barros, 1290, 2º andar, Edifício Caetano Munhoz da Rocha, Centro Cívico, Curitiba.

Fonte e foto: Sedu

Leia também