Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Chuvas voltam a castigar e a causar alagamentos no Litoral

Depois de uma ligeira trégua, as chuvas caíram com força neste final de semana no Litoral do Paraná.

Em Guaratuba, a prefeitura havia aproveitado o sol que apareceu na semana passada para fazer a manutenção de ruas, estradas, galeria pluviais, valas e canais. Entre sexta-feira (27) e a madrugada desta segunda-feira (30) voltou a chover forte, comprometendo parte do serviço que foi feito.

De acordo com o Instituto Simepar, das 19h de sábado às 19h de domingo a precipitação na cidade foi de 64mm, mais de um terço do que é esperado para o mês de abril inteiro, na média da região. A situação foi ainda pior em Pontal do Paraná. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou entre as 19h de sexta-feira e as 9 horas deste sábado, índice pluviométrico acumulado foi de 189 milímetros.

No mês de fevereiro e no início de março, o volume de chuvas na cidade, assim como em toda a região foi bem acima da média dos últimos anos. Nos primeiros 15 dias de março, passou de 300 milímetros, na media da região.

A situação deve melhorar neste início de semana. De acordo com os meteorologistas do Simepar, Litoral do Estado, as chuvas perdem força, mesmo assim há previsão de chuvas intermitentes até o fim da noite desta segunda-feira e período da madrugada de terça-feira.

Os especialistas preveem um outono mais chuvoso e mais quente do que a média histórica. De qualquer forma, o volume de chuvas deve diminuir significativamente nos próximos meses: 173mm em abril, 108mm em maio e 161mm em junho. Note no gr[afico que o Litoral é a região onde mais chove em todo o estado.

Leia também