Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Morre bispo dom João Alves dos Santos

Faleceu às 2h30 da madrugada desta quinta-feira (9), no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, onde estava hospitalizado desde o dia 14 de março, o bispo de Paranaguá dom João Alves dos Santos.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João ocupava cargo de bispo referencial da Pastoral Afro-brasileira, e no Regional Sul 2, referencial da Pastoral Carcerária.

O corpo de dom João está sendo velado até as 14h na igreja da Imaculada Conceição, sede da Província do Frades Menores Capuchinhos, na cidade de São Paulo. Em seguida, o corpo seguirá para a catedral diocesana de Nossa Senhora do Rosário, em Paranaguá, onde deve ser velado durante a sexta e o sábado, dias 10 e 11. No sábado, haverá celebração das exéquias, às 16h, e em seguida, o sepultamento ocorrerá na Cripta da Catedral Diocesana.

Em nota, a presidência do Regional Sul 2 da CNBB agradeceu pela vida e missão de dom João Alves e por sua trajetória na diocese de Paranaguá, onde esteve por mais de oito anos. “Dom João Alves, seguindo as pegadas do Bom Pastor, doou sua vida pelo povo, mostrou-se incansável, dedicando-se, sobretudo ao mais pobres e na construção da comunhão junto aos bispos”, manifestou o Regional.

Consulta de rotina

O bispo deu entrada simplesmente para consulta de rotina. Foi detectado em primeiro instante uma infecção nos rins e a médica pediu que ele fosse internado imediatamente. Segundo fontes, ele nunca ficou doente nos nove anos em que esteve à frente da Diocese de Paranaguá. “Nunca pegou uma gripe, não reclamava de nada, sempre esteve bem”, informa o blog Miro Ferraz News.

Aquele que serve

Dom João Alves, 58 anos, era natural de Alto Alegre (SP). Ingressou na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos em dezembro de 1976, fez a primeira profissão religiosa no dia 1º de janeiro de 1978 e os votos perpétuos em abril de 1982. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário de São Francisco, em Nova Veneza (SP), além de cursos de especialização em espiritualidade, na Argentina. Foi ordenado presbítero, no dia 04 de dezembro de 1982.

Durante sua trajetória no sacerdócio, exerceu funções de vigário paroquial na arquidiocese de Campinas (SP), superior da comunidade local, promotor e definidor vocacional, formador e professor na província dos Capuchinhos. Em 02 de agosto de 2006, foi nomeado bispo pelo papa Bento XVI. Escolheu como lema de seu episcopado “Como aquele que serve”. Estava como bispo de Paranaguá desde 2006.

Como ficará a Diocese de Paranaguá

Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira ao Rede Notícias, o secretário do Colégio de Consultores da Diocese de Paranaguá, padre Carlimar Gonçalves de Holanda, explicou como serão os trabalhos na Diocese com a morte de dom João. “A partir de agora a diocese será dirigida, em um período de aproximadamente 8 dias, por seis padres, que fazem parte do Colégio de Consultores.

São eles: padre Antônio Konkel, pároco no município de Cerro Azul; padre Wilson Alexandre Pintenho, do Centro Diocesano de Formação (CDF); padre Marcos de Albuquerque, da Paróquia de Matinhos; padre Carlimar Gonçalves de Holanda, da Paróquia São Cristóvão de Paranaguá; padre Nilton Santos Lopes, de Bocaiúva do Sul e padre Paulo Valêncio Campos, da Matriz de Pontal do Paraná.

Posteriormente será eleito um membro para se tornar administrador diocesano, que ficará no comando até que o papa Francisco nomeie o novo bispo – que pode ser escolhido no prazo de até um ano.

Calendário de homenagens a dom João

Dia 10 – Sexta-Feira

6h – Laudes (Caminho Neocatecumenal)

7h – Pe. Edilson Lima (Catedral)

9h- Pe. Wilson de Jesus Pereira (Seminário Diocesano)

11h- Pe. Marcos José de Albuquerque (Paróquia S. Pedro- Matinhos)

13h- Pe. Paulo Valencio (Paróquia S. José e S. Sebastião- Pontal do Paraná)

15h- Pe. Thiago Trigo (Paróquia S. Pedro e S. Paulo – Pontal do Paraná)

17h- Pe. Vilmar Serighelli (Colégio Diocesano Leão XIII)

19h- Pe. Eliel Venâncio (Paróquia S. João Batista- Paranaguá)

21h- Pe. Emerson Zella (Paróquia S. João Batista – Campina Grande do Sul)

23h00- Pe. Binu Joseph (Paróquia N. Sra. dos Navegantes- Paranaguá)

Dia 11- Sábado

7h – Pe. Carlimar Holanda (Paróquia S. Cristovão – Paranaguá)

9h- Pe. José Delanhol (Paróquia S. Francisco de Assis- Guaratuba)

11h- Pe. Nilton Santos Lopes (Paróquia S. Antônio- Bocaiúva do Sul)

13h- Frades Capuchinhos de São Paulo

16h- Missa Solene de Exéquias (dom José Antônio Peruzzo – arcebispo Metropolitano de Curitiba)

 

Fontes: Miro Ferraz News / CNBB / Diocese de Paranaguá / Jornalismo da Ilha
Fotos: Debura Aquino / Arquivo pessoal
Leia também