Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Câmara de Guaratuba aprova Plano de Educação e discute alagamentos

A Câmara de Vereadores de Guaratuba aprovou o Plano Municipal de Educação (PME). Os alagamentos no bairro Coroados foi o principal assunto da sessão de segunda-feira (1º).

A proposta do PME (Projeto de Lei nº 1.381) é de autoria da prefeita Evani Justus e resulta dos debates realizados na Conferência Municipal de Educação, realizada nos dias 21 e 22 de maio. A primeira votação aconteceu na segunda-feira. A segunda, na terça-feira (2), em sessão extraordinária realizada no Plenário na presença de cerca de 20 professores. Na segunda votação, todos os vereadores fizeram pronunciamentos elogiando o projeto.

Na segunda-feira, em votação única, foi aprovado o título de cidadã honorária para Angelina Maria Custódio Bispo. A proposta (PL 581) é de autoria da vereadora Cátia Silvano e teve a assinatura de mais dez vereadores. Segue para sanção da prefeita.

Hospital – O PL 1.380, do Executivo, que autoriza a doação de terreno para construção de um hospital, teve a votação novamente adiada por pedido de vistas, desta vez do vereador Juarez Temóteo. O projeto foi devolvido na semana passada pelo presidente Magalhães de Oliveira. Nesta segunda-feira Oliveira apresentou emendas cuja votação também foi adiada para os vereadores as analisarem melhor. O projeto terá de ser devolvido até a próxima sessão ordinária, dia 8. Oliveira também encaminhou a todos os vereadores cópia da ata da reunião do Conselho Municipal de Saúde, que, no dia 25 de maio aprovou a construção do hospital que será gerido por uma instituição filantrópica.

Alagamentos no Coroados – A convite de Oliveira, diversos moradores do bairro Coroados assistiram a sessão. O presidente ocupou a Tribuna para falar da busca de uma solução definitiva para os problemas de alagamentos no bairro. Atendendo solicitação da comunidade, Oliveira percorreu o bairro ao lado do secretário municipal de Obras, Viação e Serviços, Roberto Hishida. O secretário aponta que o problema das ruas e dos alagamentos que têm sido frequentes no Coroados se devem ao assoreamento de rios e canais. Para resolver o problema, a prefeitura aguarda desde o mês de março a liberação de um licenciamento pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) para fazer serviços de dragagem.

Oliveira convidou os moradores e os demais vereadores a irem ao IAP na manhã desta terça-feira (2) para tentar uma solução ao impasse. Uma reunião com o Ministério Público para tratar do assunto já está agendada para o próximo dia 10.

Também fizeram uso da tribuna os vereadores Itamar Junior, Almir Troyner e Maurício Lense.

No início da sessão foram aprovadas diversas proposições dos vereadores com pedidos de obras e serviços em ruas e estradas, principalmente no bairro Coroados.

A sessão contou com a presença do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Garuva (SC), Gilmar Martins, e do ex-prefeito de Guaratuba, Paulo Chaves, que foram convidados a participar da Mesa.

 

Leia também