Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Com parcerias e contato direto, Guaratuba alcança novos mercados do turismo

A decisão de Guaratuba em participar do Festival Internacional de Turismo das Cataratas poderá trazer resultados já na próxima temporada de verão e, sobretudo, nos períodos de menor movimento.

Entre os 214 estandes do maior evento de turismo brasileira voltado para o Mercosul, incluindo países distantes, como República Dominicana, e importantes empresas mundiais como a Companhia Aérea Emirates, havia menos de dez prefeituras, entre elas a vizinha Matinhos.

A presença de Guaratuba, que teve a participação da prefeita Evani Justus, do vice-prefeito e secretário de Turismo e Cultura, Vandir Esmaniotto, do vereador Almir Troyner e de uma equipe da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guaratuba), chamou atenção das autoridades e operadores nos debates e palestras.

Vídeos e parceria chamaram atenção

Na feira, o estande da cidade se destacou pelos atrativos e variedade de material de divulgação da cidade e das empresas. Três vídeos produzidos por Mario Natalino, da Secretaria de Turismo e Cultura, com imagens dos pontos turísticos e históricos e fotos das empresas patrocinadoras chamou atenção dos visitantes.

Foram justamente as empresas que ajudaram a viabilizar a participação de Guaratuba. Durante semanas, o secretário Vandir Esmaniotto conversou com empresários e os convenceu da importância de estarem presentes ao evento. Nada menos do que 21 empresas decidiram participar. Para os próximos eventos, Vandir espera ampliar o número de apoios.

Resultados já na temporada passada

Os resultados para o turismo da cidade, que geralmente acontecem a médio e longo prazo quando se trata da participação institucional de um ente público, poderão vir mais rápido do que se espera. Ao receber a visita no estande de uma diretora de um grande shopping de Ciudad de Este, no Paraguai, a assessora da Secretaria de Turismo Debura Aquino mostrou os atrativos e um resumo da infraestrutura receptiva da cidade. A empresária organiza viagens de representantes de grandes marcas mundiais que fornecem para o comércio do Paraguai. O roteiro padrão é Foz do Iguaçu-Camboriú (SC). A partir de agora, Guaratuba passa a ser uma opção.

Debura, como aconteceu na edição do Festival do ano passado, também apresentou aos operadores de turismo um espaço público, o Camping Municipal. Na última temporada, um grupo de paraguaios contatados através de uma agência de viagens do país vizinho que participo da feira, vieram para o camping em uma caravana de motorhomes. O grupo promete repatir a dose no próximo verão.

Do ministro aos operadores de turismo

Contatos semelhantes foram feitos pela prefeita, por Vandir e pelo vereador Almir. Vandir, Almir e Debura aprofundaram o contato com o diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, para conseguirem um patrocínio para a iluminação de Natal de Guaratuba, entre outras atividades. O assunto foi tratado por Almir na sessão da Câmara de segunda-feira (22), que pretende incluir todos na parceria com a Itaipu.

A prefeita Evani pode tratar de projetos e investimentos diretamente com o ministro do Turismo, Henrique Alves, com o secretário estadual Douglas Fabrício, e com o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Pianna. Também pode articular com o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, da participação conjunta dos sete municípios do Litoral com um megaestande na próxima edição do Festival, em 2016.

Entre todos os contatos, a prefeita destaca a importância de estar presente a eventos como este com uma conversa prosaica que teve com operadoras de turismo do estado de São Paulo. Ao dar carona no táxi para elas, soube que elas visitaram o estande de Guaratuba e ficaram impressionadas por não terem ouvido falar da cidade antes. Elas mostraram a bolsa cheia de panfletos das empresas e do município de Guaratuba e falaram que a partir de agora, a cidade passa a ser uma opção de roteiro a ser oferecida a seus clientes.

“Foi uma empreitada bem-sucedida entre o poder público e a iniciativa privada de Guaratuba. Na próxima vez, queremos ter mais apoio e, principalmente, ter mais gente de Guaratuba nestes eventos para ter contato direto com as pessoas”, analisou Evani.

 

 

Leia também