Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

PDT de Paranaguá lança pré-candidatura da psicóloga Carla Slongo

Encontro reuniu pré-candidatos do Paraná e do Litoral

Nesta sexta-feira (27), durante o 1º Encontro Regional do PDT de Paranaguá, foi lançada a pré-candidatura da psicóloga Carla Slongo a deputada estadual.  

O encontro reuniu cerca de 150 pessoas e contou com a participação do deputado estadual Goura, do presidente do PDT Paraná, André Menegotto, da presidenta da Ação Mulher Trabalhista Paraná (setor do PDT), Ana Moro, do presidente do PDT de Paranaguá, José Baka Filho, e de várias lideranças estaduais, pré-candidatas e pré-candidatos.

Fortalecimento do Litoral

A pré-candidata Carla Slongo falou do acolhimento que recebeu no PDT e destacou a forma assertiva e responsável de fazer política. “E isso eu tenho encontrado no PDT”.

Carla chamou a atenção para as necessidades do litoral paranaense e falou sobre a importância de eleger representantes que conheçam a região. “Paranaguá não atende apenas os parnanguaras”, lembrou, citando as demais cidades da região. “E chega o verão, vêm os curitibanos, o pessoal lá do Norte. E o nosso litoral quer vocês aqui, precisa do turismo porque gera emprego, gera renda. Mas o que a gente precisa também é de estrutura, de infraestrutura”.

Carla Slongo: “Turismo e infraestrutura

Renovação na política

O presidente André Menegotto afirmou que o PDT se fortalece a cada dia com “gente nova se filiando, quadros capacitados, ideologicamente afinados, gente com projetos, gente que não se vende, que não se dobra e que vem para arejar a política brasileira”.

Pré-candidata ao Senado e uma das coordenadoras do Projeto Paraná, a professora Eneida Desiree Salgado falou da importância de ouvir as pessoas na construção de um projeto de governo e sobre a necessidade de ampliar a representatividade nos parlamentos.

“Não é o projeto de um candidato ou de uma candidata. É um projeto para quem vai governar o Paraná. Por isso a gente quer que vocês tragam tanto os problemas quanto as soluções que vocês acreditam.  Precisamos ouvir quem vai ser atingido e atingida pelas políticas públicas. Mas para isso é preciso fazer diferente. Não dá mais para a gente ter um parlamento todo formado pelo mesmo tipo de pessoas. É preciso ter mais mulheres, é preciso ter mais pessoas negras, é preciso ter mais diversidade, ter indígenas, porque esse é o povo paranaense”, ressaltou Desiree.

Vice-presidente do PDT e coordenador do Projeto Paraná, Nelton Friedrich, falou que o PDT propõe um Paraná que olhe com atenção para todas as regiões do estado, respeitando suas potencialidades, características e, assim, construa alternativas para um desenvolvimento verdadeiramente sustentável e com equidade.

Representatividade

A presidenta da Ação da Mulher Trabalhista (AMT) do Paraná, Ana Moro, falou da importância da participação das mulheres na construção partidária e nos espaços de poder. “Não é falta de vontade das mulheres. Hoje vocês verão quantas mulheres preparadas nós temos para ocupar esses espaços, seja nos partidos, nos parlamentos ou no executivo”.

A secretária estadual do Movimento Negro e também pré-candidata ao Senado, advogada Eliza Ferreira da Silva, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, sobretudo as negras, para ocuparem os espaços de poder.

“Hoje as mulheres negras representam 27% da população. Nós somos a maioria das mulheres brasileiras. E ainda assim estamos sub representadas na Câmara Federal e nas assembleias legislativas. Na Câmara Federal nós não somos nem 1%. Como assim? Essa conta não fecha”, questionou ao frisar que no Paraná a população negra representa 34%.

Fazendo um apelo à juventude, o presidente da Juventude Socialista do Paraná, Luan Azevedo, que também é pré-candidato a deputado estadual, afirmou que o Paraná só vai ser diferente se os jovens participarem da política. “O meu chamado é para a juventude. É a juventude do Paraná que vai fazer a diferença”, frisou.

Saudação às mulheres pré-candidatas

O líder do PDT na Assembleia Legislativa, deputado Goura, saudou a coragem e a disposição de Carla Slongo e das demais pré-candidatas e afirmou que é necessária uma ampla mobilização para fortalecer a bancada do PDT.

“Se a gente quer ver a Carla na Assembleia Legislativa, a gente precisa de uma ampla mobilização de todos e todas. A gente tem que saudar a coragem e esse destemor de entrar na política nesse momento tão difícil. É difícil estar nesse local, dar a cara pra bater. Por isso hoje a gente está num encontro pra celebrar a participação das mulheres na política”, frisou.

Pavimentação da PR-405

Foto: Assessoria de Goura

Goura aproveitou a vista ao litoral para informar sobre a manifestação pró-pavimentação da PR-405 realizada nesta sexta-feira, em Curitiba, pela população de Guaraqueçaba. A PR-405 é a única ligação terrestre de Guaraqueçaba com a rodovia PR-340 e com o restante do estado.

“Estive lá manifestando todo nosso apoio a esse ato histórico. Vamos fazer uma articulação para que esteja previsto na LOA de 2023, recursos para a pavimentação. E não precisa ser um mar de asfalto porque a gente sabe o regime de chuvas, sabe o potencial que o nosso litoral tem pra ser referência de sustentabilidade para o mundo inteiro”, observou.

Goura ressaltou que é preciso ter ações e projetos de infraestrutura, mas que respeitem a população do litoral. “Que respeitem as comunidades caiçaras, as comunidades indígenas, as comunidades quilombolas, que respeitem os pescadores e as pescadoras”, disse ao frisar que o Paraná não precisa ter como referência Balneário Camboriú ou Dubai.

“A gente tem que fazer com que essa riqueza que escoa pelo nosso Litoral, que tem o maior porto graneleiro e o segundo maior do Brasil, seja revertida em benefícios para o Litoral e para o povo parnanguara”, finalizou.

Foto: Assessoria de Goura

Nesta terça-feira (31), Goura encaminhou o requerimento ao governador Ratinho Junior solicitando o atendimento das reivindicações dos moradores de Guaraqueçaba para que se coloque fim ao isolamento causado pela interrupção do serviço de transporte de passageiros e pela falta de manutenção da rodovia PR- 405.

“É urgente que o governador atenda os pedidos do povo de Guaraqueçaba e garanta a livre circulação terrestre do município com todo o estado”, declarou o deputado Goura.

Confira abaixo a íntegra do Requerimento 1700/2022:

Leia também