Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Tubos são transportados para dragagem de areia em Matinhos

Fotos: Denis Ferreira Netto / AEN

As linhas de tubos que vão ser utilizadas para a dragagem de areia para a praia de Matinhos começaram a ser colocadas no mar neste domingo (5). Serão 2,6 km de tubulação no trecho marítimo, que será acoplada à draga, e mais 1,8 km ao longo da orla para o espalhamento da areia na praia.

Os tubos soldados estão sendo colocados na água no balneário Flórida e serão transportados via mar até a praia de Caiobá, na altura da avenida Paraná, onde iniciarão os trabalhos, previstos para este mês.

O Governo do Estado e o Consórcio Sambaqui orientam a população para o cuidado ao passar pelo local, tanto na faixa de praia, quanto na área marítima, obedecendo a sinalização. 

“São tubulações pesadas, que somente na água somam 2.600 metros, mais os acessórios e os flutuantes. O Consórcio Sambaqui realiza o trabalho de interditar esse espaço da praia, e é necessário que a população tenha essa consciência para evitar acidentes”, destaca o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro.

Um comunicado oficial foi encaminhado a todos os usuários de embarcações nas proximidades para que fiquem atentos à movimentação entre os balneários de Matinhos e o Morro do Boi, um trajeto de 6,3 km contemplados pelas obras de recuperação da orla de Matinhos. 

TUBULAÇÃO – A linha de tubos soldados foi posicionada flutuando, já pressurizada, e será posteriormente ancorada e afundada. Este processo, realizado por rebocadores na área marítima e equipamentos na parte terrestre, será realizado de acordo com condições climáticas. 

Segundo o gerente de projetos do Consórcio Sambaqui, Elvio Torres, o trabalho deve ter duração de cerca de duas semanas. “Dependemos das condições climáticas e a equipe acompanha a movimentação das ondas e da maré diariamente. Essa etapa termina com a instalação de uma tubulação flexível de borracha, ligada à ponta dentro do mar, e de um equipamento acoplado, que fará a ligação da tubulação à draga”, explica.

OBRAS – As Obras de Recuperação da Orla de Matinhos têm investimento de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado. As intervenções preveem o engordamento da faixa de areia em até 100 metros neste trecho.

Paraná atualiza normativa que regulamenta licenciamento de empreendimentos náuticos

Além do alargamento da faixa de areia, estão previstas estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, além de revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas, incluindo a reposição da restinga. Também serão feitas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

Tubos obra de Matinhos – 05/06/2022
Tubos obra de Matinhos – 05/06/2022
Leia também