Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

DCE da Unespar Paranaguá faz debate sobre drogas para romper tabus

Clique para ampliar
Clique para ampliar

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) “29 de Julho”, da Unespar Paranaguá, promove um debate sobre drogas que pretende romper com preconceitos e promete gerar polêmicas.

O tema do debate é “Drogas: Uma questão moral ou de segurança pública?”. Segundo o DCE, a intenção é “apresentar uma nova perspectiva acerca da história do consumo de drogas na humanidade, rompendo com as fronteiras morais que dividem a segurança pública e os direitos humanos”.

O debate será no dia 7 de outubro (quarta-feira), às 19h, no Colégio Estadual José Bonifácio, localizado na alameda Coronel Elysio Pereira, no bairro Estradinha.

A mesa de debates será composta por Aknaton Toczek Souza (advogado e pesquisador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPR), Vinicius Prado (historiador especializado em Políticas Educacionais), Renata de Moraes (psicóloga na vara da infância e juventude e doutoranda em Saúde Coletiva sobre Drogas) e Giovane Camargo (pós-graduando em Direito Penal e Criminologia e pesquisador do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPR). Segundo os organizadores, eles deverão apresentar abordagens distintas acerca do consumo e do controle das drogas, passando por temas como culturas e sociabilidades, violência (urbana, estatal e de gênero), polícias e policiamento, criminalização social, militarização das políticas públicas, controle social e biopolítica.

“O evento visa a aproximar a sociedade do conhecimento científico crítico, por meio de uma linguagem comum a todos”, informa o DCE. “Por isto, tem como público alvo pessoas que tenham interesse em romper com os mitos propagados pelo senso comum, bem como os profissionais e estudantes que buscam soluções em políticas de segurança pública baseadas na promoção da cidadania”, diz o texto de apresentação do debate.

Os interessados devem fazer inscrição pela internet (basta preencher os campos do seguinte link: http://goo.gl/forms/0sE8hFwRrl)

Os inscritos poderão retirar seu certificado de participação (correspondente a 4 horas) no local. Os demais, poderão se inscrever no local e receber o certificado posteriormente via e-mail.

Local: Colégio Estadual José Bonifácio – Paranaguá
Data e horário: 7 de outubro às 19h
Organização: DCE 29 de Julho

Leia também