Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Estado apresenta ações de vigilância em saúde para a temporada

A Secretaria de Estado da Saúde Estado apresentou na segunda-feira (19), em Paranaguá, parte das atividades de saúde previstas para o Litoral durante a temporada de verão: vigilância em saúde, com a oferta de exames e testes rápidos nas praias, ampliação das inspeções sanitárias e ampliação do monitoramento de doenças e acidentes com animais peçonhentos.

Diante do grande afluxo de pessoas na região, com picos de mais de 10 vezes as populações fixas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, a maior necessidade das prefeituras e de reforço atendimento médico.

A apresentação do plano do governo pela aconteceu durante a reunião ordinária do GT Saúde Litoral, que reúne diversas entidades representativas da região. O grupo articula ações conjuntas em prol da saúde e qualidade de vida da população dos sete municípios litorâneos.

A Secretaria de Saúde vai montar tendas na orla da praia para oferecer uma série de serviços de saúde gratuitamente. A estrutura será instalada em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná e funcionará de quinta a domingo, com testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, aferição de pressão, testes de glicemia, distribuição de preservativos e materiais educativos.

Junto à tenda também será montada uma urna da Ouvidoria para receber sugestões, elogios, denúncias, reclamações e pedidos de informação sobre o atendimento de saúde no Litoral. Um profissional da Ouvidoria será destacado para orientar os usuários e acolher as demandas.

Fiscalização – Na área da Vigilância Sanitária, as ações preparatórias já começaram. As inspeções sanitárias serão reforçadas e vão abranger bares, restaurantes, supermercados, padarias, açougues, quiosques, hospitais, unidades de saúde, entre outros estabelecimentos de interesse à saúde.

Equipes da Secretaria da Saúde também vão monitorar a qualidade de produtos como pescados, conservas, salgadinhos e gelos vendidos no Litoral. As análises serão feitas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR).

Dengue – A reunião do GT Litoral também contou com a apresentação do plano de contingência da dengue do município de Paranaguá. Pela primeira vez a cidade enfrenta uma situação crítica por conta do aumento no número de casos da doença. Desde o início do ano são 94 registros.

A secretária da Saúde de Paranaguá, Sandra Machado, afirmou que no próximo mês acontecerá um grande mutirão, de dois dias, para promover um arrastão de limpeza na cidade. O objetivo é eliminar os criadouros do mosquito antes da chegada do verão, quando o risco de proliferação do Aedes aegypti aumenta consideravelmente.

Mais de 800 pessoas, entre profissionais de saúde, voluntários e militares do exército, devem participar da ação.

Fonte e foto: ANPr / Sesa

Leia também