Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

UFPR faz Feira de Ciências junto com escolas do Litoral

Alunos de diversas escolas do ensino fundamental e médio participam com trabalhos, a partir desta quarta-feira (4), da V Feira de Ciências da UFPR Litoral, em Matinhos.

O evento acontece até sexta-feira (6) e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) coordenada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Na UFPR de Matinhos a feira está sendo organizada pelo programa de extensão da universidade Laboratório Móvel de Divulgação Cientifica (Labmóvel).

Além da Feira de Ciências, o LabMovel terá diversas atividades na região: a peça de teatro Blackout (dia 22 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal Raquel Costa, em Paranaguá), e a exposição Luz Ciência e Vida (de 21 de outubro a 27 de novembro, no Campus do IFPR, em Paranaguá).

Desde 2011, o Labmóvel promove a Feira de Ciência do Litoral Paranaense, evento em que estudantes e professores da rede pública de ensino têm a oportunidade de apresentar experimentos e pesquisas desenvolvidos por eles. Essa ação possibilita a interação dos participantes no desenvolvimento das atividades, com o apoio de docentes e bolsistas vinculados ao Labmóvel. E a integração vai além do evento, pois a premiação principal são bolsas de Iniciação Científica Junior (CNPq), que proporcionam a continuidade e aperfeiçoamento dos estudantes envolvidos nos projetos ganhadores.

Na exposição Luz, Ciência e Vida, os estudantes, professores e a comunidade poderão manipular e interagir com experimentos relativos às radiações eletromagnéticas (luz visível e invisível) e fenômenos ondulatórios, bem como materiais que demonstrem a característica dual da luz (onda-partícula). Além disso, acontecerão exposições artísticas e figuras com ilusão de óptica, como as usadas pelo artista gráfico Maurits Cornelis Escher.

A peça de teatro Blackout vem ao encontro da temática da SNCT 2015 e apresenta possibilidades para ensinar conteúdos científicos incríveis sobre a natureza da luz e suas propriedades como partícula e onda. Nela, os atores trabalham conceitos científicos básicos sobre a luz, explorando cores e prismas. Os três atores em cena representam a luz personificada, levando o público infanto-juvenil para uma viagem lúdica e experimental com as cores e prismas.

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More