Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Montanhistas apoiam mutirão na trilha da Torre da Prata

Fotos: Péricles dos Santos
Fotos: Péricles dos Santos

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange e o Clube Paranaense de Montanhismo promoveram um mutirão na trilha da Torre da Prata.

A atividade aconteceu no “Dia Internacional do Voluntário”, 5 de dezembro. A trilha dá acesso ao cume da montanha mais alta da Serra da Prata, com aproximadamente 1.500 metros, e é utilizada por montanhistas, antes mesmo da criação do Parque Nacional, em 2001.

Fita refletiva de sinalização em tronco de árvore (fotografada com flash)
Fita refletiva de sinalização em tronco de árvore (fotografada com flash)

Uma vez que parte do percurso da trilha da Torre da Prata geralmente realiza-se à noite, a sinalização do tipo refletiva vem sendo testada e monitorada nesta trilha nos últimos três anos. Segundo relato do Corpo de Bombeiros, não houve mais incidentes de pessoas perdidas desde que este tipo de sinalização foi adotado.

Participaram do mutirão dois analistas ambientais da Unidade de Conservação e 11 voluntários, que fizeram roçada do início da trilha que estava tomada por capim e lírio-do-brejo (espécie exótica invasora); poda da vegetação do corredor da trilha; remoção de troncos grandes caídos que estavam causando desvios da trilha principal e gerando risco de segurança ao caminhante; contenções de erosão na trilha; fechamento de trilhas secundárias e atalhos; e manutenção das fitas refletivas de sinalização.

As atividades de manejo realizadas tiveram os seguintes objetivos: propiciar a permanência do caminhante na trilha principal, anulando a necessidade de abertura de desvios, alargamento da trilha e pisoteio da vegetação lateral; conter processos erosivos do solo; e tornar a trilha mais segura. Esse conjunto de ações proporcionará uma experiência de melhor qualidade ao visitante quando caminhar pela trilha, diminuindo ainda o risco de acidentes e de que o caminhante se perca em trilhas marginais.

Caçadores e palmiteiros – De acordo com a administração do Parque, o aumento da presença do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – órgão do Ministério do Meio Ambiente – e parceiros na área é importante para melhorar sua proteção. “Existem trilhas secundárias abertas por caçadores e palmiteiros, bem como evidências de palmitos cortados na área”, informa a administração.

Um dos voluntários do mutirão foi o fotógrafo Péricles dos Santos, que acompanhou os trabalhos e fez belos registros (veja a galeria de fotos publicadas no site do PNSHL)

Fonte: Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange – https://parnasainthilairelange.wordpress.com/2015/12/11/mutirao-para-manutencao-de-trilha-e-realizado-no-pnshl/

 

Leia também