Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Funasa prepara novos investimentos em Guaratuba

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão do governo federal, pretende fazer novos investimentos em Guaratuba, informou César Seleme, superintendente regional do órgão, ao presidente da Câmara, Mordecai de Oliveira.

Seleme esteve no dia 29 de janeiro em Guaratuba na inauguração das obras da Sanepar. A Funasa investiu cerca de R$ 12 milhões na ampliação da rede de esgoto e distribuição de água na cidade.Durante a inauguração, Seleme convidou Oliveira para conhecer todos os programas e ações da Funasa para o vereador solicitar projetos da administração municipal de acordo com eles. Os recursos disponíveis são a fundo perdido, ou seja, não precisam ser pagos pelo município.

No último dia 3, em reunião na sede regional do órgão, em Curitiba, Oliveira e Seleme avaliaram alguns projetos nas áreas urbana e rural, entre eles, novos investimentos em rede de esgoto. “Ao lado da prefeita Evani Justus e do deputado Nelson Justus, uma parcela importante dos vereadores vêm lutando para levar a coleta de esgoto para Caieiras e Prainha”, disse Oliveira. “A prefeita e os vereadores já conseguiram que a Sanepar se comprometesse com a realização de novos estudos. Com apoio financeiro da Funasa, damos mais um passo para a atender a antiga reivindicação das comunidades”, completou.

Outros projetos

Além de investir nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto, a Funasa destina recursos até mesmo para melhorias sanitárias domiciliares.

A Funasa também investe em sistemas de tratamento e destinação final de resíduos sólidos, principalmente em áreas de proliferação do mosquito Aedes aegypti, efetivando a drenagem e o manejo ambiental e fazendo obras de engenharia em habitações visando ao controle de doenças.

Leia também