Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Enquete esquenta debate pré-eleitoral em Guaratuba

Imagens do https://bloguilhermezavataro.wordpress.com
Imagens do https://bloguilhermezavataro.wordpress.com

Enquete serve como aquecimento para corrida eleitoral em Guaratuba. De 29 de fevereiro até segunda-feira (7), o “Bloguilhermezavataro” recebeu 990 votos para quatro possíveis candidatos a prefeito.

O resultado foi apertado, com vitória para Roberto Justus (PSDB), com 344 votos (34,75%), e Maurício Lense (PPS), com 340 votos (34,34%). Em terceiro ficou Carlos Carvalho (PSB), com 215 votos (21,72%) e José Ananias (PMDB), com 91 votos (9,19%), em quarto. Os nomes foram escolhidos por serem os mais comentados em cada grupo político e podem mudar até as convenções que vão escolher os candidatos.

O autor do blog, Guilherme Zavataro, destacou em texto que a enquete não se tratava de “pesquisa eleitoral e sim de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado”.

Mesmo assim, nos primeiros minutos em que a pesquisa foi ao ar, choveram críticas nas redes sociais. Aliados dos candidatos reclamavam que pessoas não conseguiam votar nos seus escolhidos, que os resultados não retratavam a realidade etc. Em resposta, Zavataro explicou a metodologia, a restrição para votação em um mesmo IP.

Em debate com alguns críticos, o autor destacou o caráter não científico do levantamento e comentou que as enquetes costumam revelar mais a mobilização dos aliados do que a intenção de voto na população. E possivelmente, o interesse dos grupos políticos na enquete.

A mobilização possivelmente explicou a dianteira de Carlos Carvalho nas primeiras horas, a virada de Mauricio Lense nos dias seguintes, e a arrancada final de Roberto Justus. Um possível desinteresse pode ser a explicação para o último lugar para José Ananias, ex-prefeito que ficou em segundo lugar na última eleição municipal e tem o nome permanentemente citado nas discussões políticas.

O tom de cada grupo

“Além do interesse em demonstrar a força do grupo e o poder de mobilização, houve disputa também nos comentários da própria enquete. Foram registrados 44 comentários, muitos enaltecendo os pré-candidatos e outros atacando os mesmos. Dessa forma, também é possível verificar o ‘tom’ da disputa eleitoral e os possíveis líderes de cada um dos grupos, analisou Zavataro.

Leia também