Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

UFPR abre inscrições para Vestibular no dia 18

A Universidade Federal do Paraná abre no dia 18 de agosto as inscrições do Vestibular 2016-2017. A inscrição deverá ser feita pela internet no Portal do Núcleo de Concursos (www.nc.ufpr.br) até as 16h do dia 15 de setembro. A taxa é de R$ 120,00.

A 1ª fase do Vestibular, com a Prova Objetiva de Conhecimentos, será realizada no dia 23 de outubro. A 2ª fase será em novembro – Prova de Compreensão e Produção de Textos será no dia 27 e as Provas Específicas para os cursos que houver; e Provas de Habilidades Específicas para os cursos que houver – será no dia 28.

Distribuição das vagas

Das vagas oferecidas pela UFPR, 50% serão de concorrência geral. As outras 50% serão destinadas de acordo com o sistema de cotas, regulamentado pela Lei de Cotas (nº 12.711/12). São as seguintes as condições: a) estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; b) estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; c) estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas; d) estudantes que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Processo estendido

Em Curitiba, serão realizadas as provas para os cursos sediados em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Os candidatos aos cursos sediados em Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo poderão optar por realizar as provas nas cidades-sede.

As obras literárias indicadas são: “A Última Quimera” (de Ana Miranda), “Clara dos Anjos” (Lima Barreto), “Claro Enigma” (Carlos Drummond de Andrade), “Eles Não Usam Black-tie” (Gianfrancesco Guarnieri), “Fogo Morto” (José Lins do Rego), “Lavoura Arcaica” (Raduan Nassar), “Os Dois ou o Inglês Maquinista” (Luís Carlos Martins Pena), “Sermão de Santo Antônio [aos peixes]” (Antônio Vieira), “Últimos Cantos” (Gonçalves Dias), e “ Várias Histórias” (Machado de Assis).

UFPR Litoral

LICENCIATURAS (4 anos de duração)

Artes – 30 vagas

Ciências – 35 vagas

Educação do Campo – 40 vagas

Educação Física – 35 vagas

Geografia – 35 vagas

Linguagem e Comunicação – 35 vagas

BACHARELADO (4 anos de duração)

Administração Pública – 40 vagas

Gestão Ambiental – 35 vagas

Gestão e Empreendedorismo – 35 vagas

Saúde Coletiva – 40 vagas

Serviço Social – 35 vagas

TECNÓLOGO (3 anos de duração)

Agroecologia – 35 vagas

Gestão de Turismo – 35 vagas

Gestão Imobiliária – 35 vagas

Centro de Estudos do Mar – CEM

Bacharelado em Oceanografia – 40 vagas

Licenciatura em Ciências Exatas – 50 vagas

Engenharia de Aquicultura – 30 vagas

Engenharia Ambiental e Sanitária – 50 vagas

Engenharia Civil – 50 vagas

Leia também