Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Montanhistas motivam operação contra caçadores e palmiteiros

Fotos: Alta Montanha e Polícia Ambiental
Fotos: Alta Montanha e Polícia Ambiental

A Polícia Ambiental do Paraná realizou na última sexta-feira (21), uma operação na Serra do Mar, em Antonina, contra um grupo de caçadores e palmiteiros.

A operação foi motivada por uma denúncia realizada por um grupo de montanhistas que não quiseram se identificar e foi publicada pelo site AltaMontanha sendo por isso batizada de “Operação Montanhistas”.

O local alvo da operação fica entre a Serra do Capivari e a Serra do Ibitiraquire, entre Campina Grande do Sul e Antonina, que não tem trilhas frequentadas por montanhistas e trekkers.

Há cerca de dois meses, um grupo de montanhistas entrou no local buscando um caminho para o cume do Pico do Guaricana (uma montanha pouquíssima frequentada) e encontraram trilhas abertas e uma barraca, “uma verdadeira casa na mata com muitos indícios de que ali era usado por criminosos”, segundo a Polícia Ambiental.

No local, os montanhistas acharam muita munição e sacos com ração de cachorro. “A trilha estava muito bem mantida por uma moto serra”, informou o AltaMontanha. “Havia também uma tubulação de água para prover a casa, diversos jiraus de espera ao longo da trilha e muito lixo deixado no local. Na primeira visita foi encontrado barris com produtos químicos, que não estava na segunda abordagem. Este fato gerou suspeitas que o local pudesse estar sendo utilizado para o processamento de drogas, mas as evidências deixam a suspeita que é um acampamento de caçadores”.

Operação Montanhistas

2310201613381514798885_645527655621169_921644934_n 2310201613392914786830_645528128954455_529012478_oOs policiais ambientais foram até o local e encontraram a casa aberta e sem ninguém. “No interior da casa foram localizados e apreendidos 2 sacos contendo 83 unidades palmito juçara, 2 armas de fogo, sendo uma espingarda Cal.28, outra Cal.36, e também uma espingarda de pressão Cal. 5.5. Além disso, 4 pios para Macuco, 4 cartuchos Cal.28 intactos e 2 deflagrados, 4 cartuchos Cal.36 intactos e 4 deflagrados.

Em continuidade à operação, num segundo local, na região da fazenda Nova Esperança, em meio a mata, foram abordados dois rapazes, um de 22 anos e outro de 17 anos, de posse de 12 feixes de palmito Juçara totalizando 202 unidades, os quais diante dos fatos foram presos. Ambos detidos, bem como, todo material apreendido na operação foram encaminhados e entregues à Delegacia de Antonina.

A Operação Montanhistas foi um exemplo de cooperação entre a Polícia Ambiental e os montanhistas e demonstra a importância do montanhismo exploratório para vigiar locais não frequentados por turistas, os quais infelizmente são frequentados por palmiteiros, caçadores e qualquer tipo de meliantes.

Fonte: AltaMontanha
http://altamontanha.com/Noticia/5251/operacao-da-policia-ambiental-prende-cacadores-e-palmiteiros-na-serra-do-mar-paranaense
http://altamontanha.com/Noticia/5246/montanhistas-encontram-suposto-acampamento-de-caca-na-serra-do-mar-paranaense

 

Leia também
Receba nossa notícias em seu e-mail.
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...