Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Cartas da Mata Atlântica: o Livro

Caros amigos,

É com grande satisfação que estou lhes escrevendo, pois terminei a edição final do livro ”Cartas da Mata Atlântica: uma estória natural do litoral norte do Paraná”.

A produção deste livro tem me mantido ocupado durante os últimos onze anos. Agora só me resta publicá-lo.

Como lhes havia comunicado antes, no fim de 2014 foi aprovado um projeto pela Lei Rouanet com a finalidade de publicar este livro. A proposta deste projeto foi elaborada por um jornalista de Curitiba, cujo “núcleo de mídia” se encarregaria de captar os recursos junto ao empresariado. Infelizmente, até agora o ‘núcleo’ não arrecadou centavo algum para o meu projeto e a razão disso seria a “crise econômica neste país”.

Já que o manuscrito do livro está pronto, não quero esperar com a publicação até a situação econômica do país melhorar. Gostaria de ter o livro disponível para venda ainda na época do Natal deste ano!

Já que não tenho editor, nem recursos próprios para publicar um livro, vou usar o método gratuito de autopublicação na internet, usando o site da Amazon.

O meu livro consiste de três volumes:

– I: Introdução, plantas, macrofungos, vítimas de tráfego e vertebrados. Totalizando 251 páginas, excluindo as duzentas fotos;

– II: Invertebrados, estações do ano, ecoturismo, resenhas, avaliação, referências e índice. Totalizando 258 páginas, excluindo o índice.

– III: Apêndices. Total de 475 páginas.

No orçamento do projeto aprovado pela Lei Rouanet estavam incluídos recursos para pagar um revisor linguístico e um diagramador. Tendo de trabalhar agora sem esses recursos terei de achar uma forma alternativa para obter a revisão linguística final. Para esta finalidade pensei em pedir a ajuda de vocês!

Estou em busca de uns vinte voluntários, cada um disposto a ler 25 páginas do manuscrito final dos meus primeiros dois volumes (total de 510 páginas), que contém a parte do texto com tabelas. Já que quero publicar o livro na primeira quinzena de dezembro, proponho como prazo final para me devolver o texto a data de 25 de novembro.

Como vocês sabem, todas as cartas tiveram uma correção linguística antes da sua distribuição original. Nesta última fase, tenho submetido todo o conteúdo do livro à “revisão de ortografia e gramática” do programa Windows 10.

Não há necessidade dos revisores voluntários se preocuparem com questões de estilo e com símbolos gráficos, eu mesmo me responsabilizo por isso. O que lhes peço, seria uma leitura para verificar se no texto não restam erros de concordância.

Já que eu não posso lhes pagar por este serviço de revisão, prometo que cada voluntário ganhará um exemplar do volume no qual ele/ela tenha contribuído. A sua ajuda nessa revisão será mencionada no livro.

Já tenho um voluntário ou candidato, o amigo Elson, da comunidade de Serra Negra (Guaraqueçaba). Ontem ele iniciou a leitura do capítulo “Assuntos restantes”, com 26 páginas. Mas, ainda estou procurando voluntários para os outros 17 capítulos.

Quem de vocês teria disposição e tempo para, até o 25 de novembro, ler cerca de 25 páginas do meu manuscrito?

Por favor, pessoal, ajudem-me nesta tarefa! Desde já muitíssimo obrigado!

Um grande abraço,

André

 

Leia também