Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Com Litoral ‘debaixo d’água’, prefeitos saem na chuva

Roberto Justus, equipe da Prefeitura e Bombeiros Foto: Wilson Roberto Correia Pinto “Fred” / Prefeitura de Guaratuba
Marcleo Roque (esq.) e Arnaldo Marnhão com tapetes encontrados no bueiro. Foto: Leonardo Quintana Bernardi / Prefeitura de Paranaguá

Uma noite e um dia inteiro de chuva provocou alagamentos em praticamente todo o Litoral do Paraná. Alguns prefeitos saíram na chuva para avaliarem os estragos, estudarem soluções e mostrarem que está atentos ao problema crônico na região.

Em Guaratuba, a Defesa Civil registrou ocorrências por alagamentos em casas e ruas de todos os bairros.

Em Matinhos, a precipitação fez com que cursos d’água extravasassem aumentando a dimensão dos alagamentos. De acordo com a Defesa Civil, ao menos 20 residências contabilizaram danos por conta da chuva.

No município de Morretes, o grande volume de chuva também alagou construções, entre estabelecimentos comerciais e residências, além de vias públicas, em pelo menos três bairros. Uma família ficou desabrigada e teve que ir para uma escola durante a madrugada.

Em Pontal do Paraná, construções próximas à orla ficaram alagadas e vias públicas tomadas por lama e entulho.

A chuva começou na noite de segunda-feira (30) e durou até a noite de terça. Com isso temos mais um dia com acumulados elevadíssimos no litoral paranaense, onde algumas localidades já ultrapassam os 100 mm, exemplo de Pontal do Paraná com 154 mm, Matinhos com 146 mm e Guaratuba com 106 mm.

Em Guaratuba, o prefeito Roberto Justus, acompanhado do vice-prefeito Jean Colbert, do secretário de Obras e Infraestrutura, Roberto Hishida, da Defesa Civil do município e do Corpo de Bombeiros, percorreu diversas ruas verificando os pontos de alagamento.

De acordo com a Prefeitura, “a topografia plana e baixa da cidade aliada à maré alta dificultam o escoamento dos canais de águas pluviais”. A equipe também constatou o acúmulo de lixo jogado nas valetas e bueiros. “O prefeito determinou obras emergenciais imediatas e o início de estudos para obras que definitivamente resolvam o problema”, informa a assessoria de Comunicação.

Em Paranaguá, o prefeito Marcelo Roque e o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Arnaldo Maranhão, acompanharam operação de desentupimento de bocas-de-lobo e galerias pluviais na região da Estação Ferroviária, no Terminal Rodoviário e outros pontos da área central da cidade.

Foram encontrados diversos tipos de lixo nas galerias. Os dois posaram para foto com tapetes de carro encontrados nos bueiros, entre outros tantos resíduos.

Mais chuvas – De acordo com o Simepar, um sistema de baixa pressão sobre o Oceano mantém a região entre a Serra do Mar e o litoral com previsão de chuva mais volumosa (também no litoral de Santa Catarina e São Paulo).

Com informações do “De Olho no Tempo Meteorologia”, Simepar e prefeituras

 

Leia também